Região
Sítio Guamirim tem mais de 150 mudas de árvores frutíferas nativas
Após 32 anos como professor de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e 38 anos como médico, Odalci Pustai, escolheu sair de Porto Alegre, onde morava, e vir para Presidente Lucena, no Sítio Guamirim, onde hoje cultiva frutas nativas.
Nascido em Campina das Missões, no noroeste do estado, ele relata que sempre se questionava sobre o que faria após a aposentadoria e a ideia de cultivo das árvores frutíferas partiu de uma busca para reviver sabores da infância. “Sou filho de pequenos agricultores e brincava muito nos potreiros comendo frutas direto do pé. Foram meus irmãos que me ajudaram com as primeiras mudas plantadas aqui no Sítio. Entre elas, a que me causa mais nostalgia é o guamirim, fruta que inspirou o nome do Sítio”, relatou. Ele se mudou para Presidente Lucena no início do ano, mas o espaço já está na família há sete anos, então muita coisa já foi realizada durante esse tempo. Hoje no Sítio Guamirim já foram plantadas mais de 200 variedades de frutas nativas e, destas, cerca de 150 sobreviveram e estão frutificando. São três áreas reservadas para o cultivo de árvores nativas e Pustai explicou que uma das dificuldades é a terra batinga presente no sítio, um tipo difícil de trabalhar.
Projetos
Diferentes projetos fazem parte do cotidiano do professor de medicina aposentado, atualmente ele integra um projeto chamado Missão Sementes de Solidariedade, que está buscando recuperar áreas devastadas pelas enchentes de 2024. Também já recebeu turmas de uma escola municipal de Presidente Lucena e do Instituto Ivoti que integraram um projeto de educação ambiental realizado por acadêmicos do curso de biologia da UFRGS. Atualmente as frutas do Sítio Guamirim são enviadas para a professora da UFRGS, Bruna Tiescher, engenheira de alimentos e especialista em frutas nativas do Brasil, que realiza testes qualitativos nas frutas do Sítio.
A Carraro – Agroindústria de Produtos Orgânicos voltada para a produção de sucos integrais, geleias, açúcar mascavo, extrato de tomate e doces realizou uma visita ao sítio e, a partir dessa visita, decidiu incorporar ao seu catálogo a grumixama e a framboesa inglesa.
O Jardim Botânico de Porto Alegre, responsável pelo maior repositório de sementes de plantas naturais do Rio Grande do Sul já realizou o mapeamento e identificação das árvores do Sítio que foram georreferenciadas, ou seja, as árvores catalogadas no Sítio Guamirim tem sua localização registrada no banco de sementes do Jardim Botânico.