Região
Situação da rede pluvial preocupa comerciantes no Centro de Ivoti
Por Geison Concencia
Ivoti – Nos últimos meses, apesar das melhorias feitas na rede de distribuição de água do município, com as constantes intervenções na Av. Presidente Lucena, algo segue como um problema constante em dias de alto volume de chuva: o acúmulo de água em frente a Padaria Cantinho Doce.
No passado, o mesmo problema existia na Rua São Leopoldo, próximo aos Correios. Porém, depois da instalação de novos canos, episódios de alagamentos no local não se repetiram.
Mas a grande questão agora fica em outro trecho, que, frequentemente, deixa o empresário e proprietário do Cantinho Doce, Peterson Chitolina, no prejuízo, já que quando chove, excessivamente, parte do seu estabelecimento é atingido pela enxurrada, que danifica seus equipamentos, além de demandar uma trabalhosa limpeza.
Os bueiros não conseguem dar conta da vazão, acumulando em um só lugar, como um funil, que leva em direção à padaria. Para agravar a situação, o local está à merce de duas lombas, onde toda a água da chuva escorre em direção ao seu estabelecimento, quando, na verdade, deveriam ser dispersadas pela rede pluvial.
Na sexta-feira, em que o volume de chuvas foi expressivo na região, o empresário teve que desobstruir os bueiros, que estavam quase entupidos com restos da própria obra na pista. Serras de cortar asfalto foram descartadas incorretamente, além de plásticos e outros resíduos de construção, que impediam a água de escoar pela canalização.
Com receio de ver sua padaria invadida pela água, Chitolino também abriu um buraco no muro ao lado da padaria, para que a água pudesse escoar e não acumular.
Desta vez, o episódio não foi trágico, como das outras vezes, felizmente. Mas o empresário espera que uma solução definitiva seja aplicada para não voltar a se repetir. O espaço segue aberto para a Prefeitura e secretaria de Obras.
Ver essa foto no Instagram