Região

Situação da VRS-873, entre Morro e Herval, é crítica em diversos pontos

21/02/2024 - 11h20min

Buraco na entrada de Santa Maria do Herval está causando muitos acidentes (FOTOS: Cleiton Zimer)

Buraqueira está causando transtornos e acidentes

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval / Morro Reuter | De tempos em tempos a mesma situação se repete: crateras se formam ao longo da VRS-873 gerando transtornos e prejuízos para os motoristas. Não só uma, mas várias no trecho entre São José do Herval e Boa Vista.

E por que a situação é tão corriqueira? A resposta está na “solução” apresentada pelo Daer: sempre paliativa.

Especificamente no Teewald um buraco antes do Posto Alles já causou diversos acidentes. Um motociclista por pouco não se feriu há alguns dias.

Motociclista não viu buraco perto do Posto Alles e chegou a quebrar a roda

Luis Claudio Zahler voltava para casa no entardecer do dia 4 de fevereiro. “Estava escurecendo. Quando vi entrei com a moto no buraco”, conta. Com o impacto parou na lateral da via, entornou a roda da frente, quebrou a traseira além de furar o pneu. “Por pouco não me machuquei”.

ALERTA PARA ACIDENTES GRAVES

Noely Vier mora nas proximidades e disse que o buraco está há meses no local. “Ontem (domingo), de uns 10 carros 5 ou 6 furaram o pneu”.

Ela alertou que há o risco de acidente grave pois os veículos vêm em alta velocidade. “Quem vê, desvia. Quem não enxerga entra no buraco.”

“Um verdadeiro horror”

Entre a Ferraria e Boa Vista, no Herval, o tráfego estava quase impossível há alguns dias. Nesta semana foi feito um tapa-buracos – como sempre paliativo.

Você saiu de um buraco, cai em outro. À noite fica difícil passar por ali podendo causar até um acidente. Carros e caminhões ficam danificados, um verdadeiro horror”, disse Celia Klein.

Até fazendo aniversário

Desnível preocupa perto da Mecânica Dapper, no Morro

No Morro, próximo da Mecânica Dapper, está se formando um desnível no asfalto e resultando num grande buraco. Motoristas não tem opção se não desviar e, para os caminhoneiros é ainda pior. A gravidade se acentua pois há uma curva logo em seguida o que pode causar acidentes.

Além disso, pouco antes da Aldeia da Herta [onde foram instalados quebra-molas] há outro desnível fazendo aniversário há vários anos sem solução.

Deve ser resolvido ainda no mês de fevereiro

A reportagem entrou em contato com o Daer apresentando o problema dos buracos [mais uma vez]. Em nota respondeu que “a empresa contratada para a pavimentação e restauração da rodovia deverá fazer intervenções nesse trecho ainda em fevereiro”.

 Em tempo: o problema dos galhos

Caminhoneiros sabem a falta que está fazendo uma poda profissional ao longo de todo o percurso. Baús estão sendo constantemente danificados pelos galhos que não são cortados da forma adequada.

Diversas reclamações foram feitas mas, até agora, nada. “Acho que se não fosse os caminhões “arrancarem” alguns galhos às vezes já estava virado num mato fechado”, disse um motorista.

O risco também é para quem vem atrás dos caminhões: galhos podem atingir carros e motos e ferir as pessoas.

Sair da versão mobile