Região
Soeli Presser de Lindolfo Collor dedica a vida à causa ambiental
Aos 74 anos, Soeli Presser, natural de Santo Augusto e atualmente moradora de Lindolfo Collor, segue dedicando sua vida à preservação ambiental. Ela trabalha no Centro de Agroecologia Jacob Klein, ao lado da educadora Camila Leichter, em um projeto de educação ambiental iniciado em 2024.
Desde a infância, em Derrubadas, Soeli desenvolveu o gosto pela natureza durante caminhadas com o pai, que lhe ensinava sobre plantas e frutas nativas. Parte de sua formação acadêmica ocorreu em Portela, onde também estudou e trabalhou em um colégio interno. Mais tarde, casou-se com Ênio Presser e construiu sua família com cinco filhos.
Apesar da forte ligação com a ecologia, Soeli também se formou técnica de enfermagem em Aratiba, no norte do estado, onde atuou na área da saúde e colaborou com a Capa (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia). Também foi assessora do ex vice-governador Beto Grill.
Estudiosa de plantas medicinais por mais de 40 anos, acumulou saberes em terapias naturais. Durante 18 anos, trabalhou no Instituto Ivoti com o projeto “Cultivando flores na adolescência”, promovendo o contato com a natureza entre estudantes do magistério e do ensino básico. Hoje, segue sua missão no campo da agroecologia, promovendo educação ambiental para os estudantes e agricultores da região com o mesmo entusiasmo do começo.