Conecte-se conosco

Região

Supermercados Kern retoma a sua marca original

05/04/2024 - 16h43min

Marcos Kern comemora o retorno às origens da marca
Retorno é pensando na volta da tradição, com foco no bom atendimento e variedade de produtos
Ivoti
Cândido Nascimento

Ivoti – A empresa familiar teve seu início com Theobaldo Klein, que possuía um armazém de secos e molhados e tinha de tudo um pouco, desde móveis, tecidos, bebidas, arroz e feijão que eram vendidos a granel, entre outros produtos. Em 1959 iniciou um novo empreendimento, sendo sócios Anibaldo Kern, a esposa Helmy e o cunhado Eurico Felipe Klein. O endereço permanece o mesmo, na Av. Presidente Lucena 935.
O nome da nova empresa foi a Klein e Kern, que também funcionava como armazém de secos e molhados, vendendo fogões a lenha e a gás, confecções, bazar e rações em geral. Naquela época eram vendidas rações para o Município vizinho de Dois Irmãos.

DIVISÃO DAS DUAS MARCAS

Essa sociedade durou até 1992, quando houve a separação das marcas e hoje as empresas Kern e Klein funcionam lado a lado, cada uma em seu próprio prédio, com características próprias e com uma boa relação de amizade.
O nome Supermercados Kern funcionou até 2005 com essa nomenclatura, foi quando a empresa de Marcos Kern passou a integrar Rede Unisuper, na qual permaneceu até o início de 2024. “Na época havia 45 associados e a ideia era dar mais competitividade no mercado e melhorar na área da gestão do negócio. E aprendemos muito, principalmente, nessa área de gestão”, destaca Marcos Kern. Em 2010 o empresário tornou-se sócio da rede, mas optando por retornar às origens da marca Supermercados Kern neste ano de 2024.

RESGATAR A TRADIÇÃO

Atualmente a empresa tem quatro supermercados, com as quatro lojas de Marcos Kern e sua equipe, sendo a matriz no bairro Bom Jardim, em Ivoti. Em 2012 foi aberta a filial em Xangrilá, em 2020 a filial de Dois Irmãos e, em 2021, mais uma loja, desta vez no Centro de Ivoti. A visão é resgatar as tradições e o bom atendimento aos clientes, na sua maioria defensores do nome Supermercados Kern, que dá toda essa característica da empresa familiar, mais próxima de tudo e de todos. Hoje são 250 colaboradores que integram a equipe. “Várias pessoas já passaram aqui e muitos se aposentaram conosco”, destaca o empresário.

RAPAZ QUERIA UMA “RATFAL”

Marcos lembra de uma história engraçada, na qual um rapaz pretendia comprar uma ratoeira mas não queria perder a sua condução (ônibus), então ele chegou gritando para o pai de Marcos que queria uma ratoeira (ratfal/dialeto e mousefalle, em alemão) para pegar o ônibus. Mas, em tom de brincadeira, Anibaldo Kern teria dito que desse tamanho não possuía uma ratoeira. Essa história engraçada foi enviada para a Revista Reader’s Digest Seleções do Brasil e o jovem nunca mais esqueceu disso, pois ganhou um prêmio com a sua piada.

AMBIENTE FAMILIAR

Outra questão é pensar em manter o ambiente familiar, mantendo a empresa sempre sadia economicamente e atuando com muita transparência no mercado, mantendo esse foco cada vez mais voltado ao cliente. De forma que os colaboradores sintam-se felizes em fazer parte da equipe dos Supermercados Kern.

Um outro fato lembrado por Marcos é de um filho de uma antiga cliente que rememorou que as compras eram entregues de Kombi de casa em casa. “Ele lembrou até dos motoristas que faziam as entregas que, na época eram o Elmo e o Paulo, e eu me recordei com emoção desse tempo e até senti um arrepio”, afirma.
A cliente Vera Drachler, que compra no supermercado há mais de 30 anos comenta o motivo da sua preferência. “O pessoal gosta muito do nome Kern, justamente pelo Marcos e sua família, ele sempre foi um amigão desde o tempo da escola. O pessoal também considera aqui um ambiente agradável, 100% limpo e com atendimento de muita qualidade e variedade de produtos”, enfatizou ela com as suas compras do dia nas mãos.

QUAL O RECADO PARA QUEM COMEÇA HOJE?

Sobre um conselho que pode ser dado a quem está começando a empreender, e qual a chave de sucesso, o gestor destaca a coragem para enfrentar os desafios e seguir em frente. “O empreendedor tem que ter essa visão de se auto avaliar, que foi o que eu fiz, e não procurar enxergar os fatores externos que possam mudar o rumo do teu negócio, influenciando nas tuas decisões. É preciso gostar do que faz para que o negócio tenha continuidade no contexto deste mercado tão competitivo”, conclui Marcos Kern.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.