Conecte-se conosco

Região

Suspeito de envolvimento em furtos de caminhões é preso pela Polícia Civil

26/04/2024 - 14h44min

Ivoti – O cerco começa a se fechar na região para uma quadrilha especializa em furtos de caminhões, especialmente no modelo munck. Nesta sexta-feira, em ação deflagrada pela Delegacia de Ivoti no bairro Scharlau, em São Leopoldo, um homem de 27 anos foi preso suspeito de envolvimento no esquema.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Ivoti, Fábio Motta Lopes, a suspeita é de que o preso tenha participação em pelo menos dois furtos de veículos na região. Um deles ocorreu em Presidente Lucena há alguns meses, quando os autores do crime foram interceptados pela Brigada Militar quando tentavam fugir de uma tentativa de furto a um caminhão. Na ocasião, além da agilidade da Brigada Militar, outro fator determinante foi o fato de que uma moradora das proximidades ouviu o barulho e acionou a polícia.

Outro crime com envolvimento confirmado do indivíduo é o furto de uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton. O crime ocorreu no dia 25 de janeiro, na avenida Capivara, em Ivoti. Além dos crimes na região, ele é suspeito de uma série de outros furtos, especialmente a caminhões, em outras cidades gaúchas.

Durante o cumprimento do mandado de prisão, cumprido na sexta-feira, a Polícia Civil localizou diversos objetos utilizados para os furtos. Entre eles está o “chapolin”, um equipamento que funciona como bloqueador de controles de alarme, através da emissão de sinais de rádio, que interferem diretamente no controle de abertura e fechamento do carro, que impedem o travamento das portas. Além disso, alicates usados para quebrar correntes também foram apreendidos.

Crimes tem sido recorrentes na região

Nos últimos anos, os furtos de caminhões munck têm se tornado uma preocupação crescente na região. Os números não chegam a ser alarmantes, porém, normalmente quando ocorre furtos de caminhões na Encosta da Serra, é o munck o alvo dos criminosos.

Com casos recentes que chamam a atenção das autoridades e da população, a questão da segurança pública voltou à pauta com a prisão de um criminoso há cerca de 15 dias, quando ele tentava fugir com um caminhão munck furtado do pátio da Prefeitura de Lindolfo Collor. Ele foi interceptado graças ao trabalho da Brigada Militar, que recebeu a denúncia e conseguiu parar o suspeito enquanto ele trafegava pela avenida Capivara.

Conforme o delegado titular de Ivoti, Fábio Motta Lopes, a Polícia Civil tem acompanhado de perto o aumento desses delitos. Segundo ele, somente neste ano foram registrados dois casos na região, um em Presidente Lucena e outro em Lindolfo Collor. “Aqui na região de Ivoti, que inclui Lindolfo Collor e Presidente Lucena, tivemos dois casos de furtos de caminhões munck no ano passado, que foram recuperados, e dois neste ano”, relata.

A situação, ao que tudo indica, não ocorre apenas na Encosta da Serra. “Não tenho dados estatísticos sobre a questão em nível estadual, mas em Capela de Santana, onde também atuo, só ocorreu um furto de caminhão no ano passado e também foi de munck. Conversando internamente, também soubemos de dois casos que ocorreram em Dois Irmãos”, informa o delegado.

Os furtos de caminhões munck são especialmente preocupantes devido ao alto valor desses veículos, muitas vezes utilizados em obras e serviços públicos, que chegam a custar R$ 500 mil. “Pelas características que temos percebido deste tipo de crime na região, os autores normalmente pedem um valor de resgate para devolução. No ano passado, os dois casos registrados tiveram este tipo de conduta”, revela Lopes.

A investigação da Polícia Civil, conduzida pela Delegacia de Ivoti, busca identificar possíveis conexões entre os casos registrados nos últimos anos na regiçai. Uma das principais suspeitas, evidenciada principalmente pelos casos anteriores, é de que se trate de uma quadrilha especializada, até pelos equipamentos específicos utilizados para cometer o crime. Além disso, o funcionamento destes veículos exige um conhecimento por parte dos bandidos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.