Região
Tânia da Silva visita o Diário e fala da pré-candidatura
Ex-prefeita de Dois Irmãos concorre pela segunda vez à Assembleia Legislativa
Mauri M.T.Dandel
Dois Irmãos – Agora é oficial: Tânia da Silva é pré-candidata a deputada estadual pelo MDB. Parece notícia antiga, mas não é, pois havia uma especulação de que Tânia concorresse a deputada federal, o que não deve se confirmar.
Mas, para quem pergunta por onde anda a Tânia, a resposta é: visitando as cidades e as pessoas pela região afora. Atualmente ela atua na Fundação Ulysses Guimarães, que é presidida pelo deputado Alceu Moreira, com o qual deve fazer dobradinha novamente.
DESTAQUE
Dessa forma, o cenário político de Dois Irmãos e do Vale do Sinos ganha novos contornos com a movimentação de uma de suas lideranças mais expressivas da última década. E isso ocorre porque nos últimos anos, Tânia disputou três eleições municipais em Dois Irmãos, vencendo as três (vereadora mais votada e duas vezes prefeita), mais uma eleição para prefeita em Novo Hamburgo e outra para deputada estadual.
Nesta semana, a ex-prefeita de Dois Irmãos, Tânia da Silva (MDB), visitou a redação do Diário para compartilhar suas perspectivas e confirmar sua pré-candidatura a deputada estadual nas próximas eleições. Ela destacou a conjuntura política do MDB no Estado, citou os prováveis candidatos a federal pelo partido e informou que, sim, vai a estadual.
FEDERAL NÃO
A especulação nasceu por conta da votação que, em teoria está órfã na região, com Marcel concorrendo ao Senado. Além disso, pelo MDB, não concorrerão novamente a federal alguns dos maiores nomes do partido, como Giovani Feltes (atual prefeito de Campo Bom), Osmar Terra (migrou para o PL) e Marcio Biolchi.
Com uma trajetória marcada pela gestão pública e pelo envolvimento comunitário, Tânia deu entrevista informal e reafirmou seu compromisso com a região, buscando agora ampliar sua representatividade no âmbito estadual, onde quer ser a voz do povo da região na AL.
Tania da Silva – O Diário
Votação expressiva
Durante a visita, o desempenho de Tânia no pleito de 2022 foi tema do assunto, pois fez metade dos votos de Dois Irmãos e chegou a uma votação expressiva que ultrapassou a marca de 23 mil votos.
Embora não tenha alcançado a cadeira na Assembleia Legislativa naquele momento, os números a capacitaram para continuar na política e para voltar a concorrer à AL, como um dos grandes nomes do MDB na região e no Estado.
Atuação na Fundação Ulysses Guimarães
Nos últimos anos, Tânia não se afastou da política; pelo contrário, mergulhou na formação e na estratégia partidária. Como uma das lideranças do MDB gaúcho, ela desempenha um papel fundamental na Fundação Ulysses Guimarães (FUG).
Seu trabalho na fundação tem sido focado em:
-
Formação Política: Capacitação de novas lideranças e gestores públicos.
-
Educação Comunitária: Promoção de cursos de cidadania e dicção e oratória para a comunidade.
-
Fortalecimento do MDB: Articulação com núcleos setoriais, especialmente no incentivo à participação feminina na política.
A Pré-Candidatura
Na entrevista ao Diário, Tânia destacou que sua pré-candidatura nasce da vontade de representar o Vale do Sinos com uma voz que entende as dificuldades dos municípios. “A experiência como prefeita me deu a visão prática do que as cidades precisam do Estado”.