Região
Tenda da Figueira completa 40 anos atendendo público de todo o país em Dois Irmãos
Local é parada tradicional de turistas que visitam a região
Por Nicole Pandolfo
Dois Irmãos – 1 caixa de laranja, 3kg de mel e um saco de batata.
Isso foi o suficiente para que o seu Jorge Luiz Scheid, debaixo de uma figueira, iniciasse as vendas do negócio que, em alguns anos, viria a ser conhecido como Tenda da Figueira.
Infelizmente a figueira que deu nome à lancheria não sobreviveu ao barulho e à poluição dos carros que passam pela BR 116, mas seu Jorge tratou de plantar outra árvore da mesma espécie que se mantém firme e estável, assim como o empreendimento.
40 anos de histórias
Neste mês a tradicional Tenda da Figueira completa 40 anos e a simpatia do Jorge e da irmã Sônia Regina, responsável pelo trabalho na cozinha, explica por que a Tenda é parada obrigatória para tantos turistas que visitam a região. “Uma vez um casal veio aqui, sentou e perguntou: ‘Como é que o senhor está? Mas está mais gordinho, né?’”, lembrou Jorge. “Eles pararam aqui 20 anos atrás, a caminho de Gramado! Me mostraram a foto da filha deles!”, conta orgulhoso.
Turismo
As histórias da Tenda se resumem a amizades feitas com os clientes. E o público da Tenda, segundo seu Jorge, é nacional, o que o fez aprender particularidades de cada região do país: “Pior foi no começo! Sabe o que é misto quente? Depois eu vi que era torrada!”
O segredo do suco, ele não compartilha
Os pastéis são os mais procurados da casa: “Tem uns 30 tipos diferentes.” Mas seu Jorge tem um carinho especial pelos sucos que vende. Foram anos aprendendo a produzir e a conservar, com combinações que surgiam conforme a demanda dos clientes: “Comecei a me especializar nos sucos de fruta numa época em que se falava muito em polpa. Polpa pra mim não é suco!”