Região
Tendência de chuva para dez dias
O AR FRIO NA ARGENTINA TAMBÉM TRAZ QUEDA DE TEMPERATURAS NO ESTADO
Chuva com volumes altos a excessivos, isoladamente até extremos, deve atingir diversos pontos dos estados do Brasil nos próximos dez dias. Lembrando que nesta época do ano a chuva no país ainda está associada principalmente ao calor e à umidade. Nuvens carregadas se formam por convecção e podem despejar altíssimos volumes localizados de chuva em curto intervalo.
Embora, em algumas áreas, a chuva ainda está abaixo da média histórica, pelos efeitos remanescentes do fenômeno El Niño. No Sul do Brasil, a passagem de frentes frias e a atuação de um centro de baixa pressão no final desta semana farão com que o período dos próximos dez dias seja de maior instabilidade com chuva frequente em diversas localidades, prejudicando a colheita da safra. Os acumulados de chuva em diferentes pontos dos três estados da região devem ser altos.
No Rio Grande do Sul, o ar mais frio começou a ingressar nesta quarta-feira e trouxe queda de temperatura, mas os efeitos devem se dar muito mais nas máximas que nas mínimas, sem previsão de muito frio no território gaúcho durante os próximos dias. A tendência é de trazer marcas menores e mais amenas no Estado na segunda metade desta semana.
Fonte: Metsul