Região

Tomógrafo vai melhorar a experiência dos pacientes do Hospital Nova Petrópolis

10/04/2024 - 15h03min

Atualizada em 11/04/2024 - 14h24min

Dr. Felipe Casarin e o tomógrafo que em breve começará a ser usado pelo HNP (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Exames que antes precisavam ser feitos em outras cidades poderão ser realizados no município

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – O início do uso do novo tomógrafo do Hospital Nova Petrópolis está cada vez mais. O equipamento já está instalado no hospital, funcionando e com profissionais treinados. Para a inauguração, falta apenas a liberação do alvará que permite o início das operações.
O equipamento promete melhorar muito a experiência dos pacientes no Hospital Nova Petrópolis. Isso porque é um equipamento que realiza inúmeros exames que antes, por falta do equipamento, necessitava o deslocamento do paciente para hospitais da região como Gramado e Caxias do Sul. “Se houver a necessidade do exame, o médico poderá pedir e ele ser feito diretamente no hospital. O que facilita muito para o paciente”, explica o médico Dr. Felipe Casarin, que trabalha há dez anos no HNP e lidera o centro de imagem do hospital. Além de diagnósticos de fraturas e até mesmo de AVC, o equipamento também atua no diagnóstico de doenças abdominais agudas e faz um exame “padrão ouro” de cálculos renais urinários. “O padrão ouro é o melhor exame que se tem deste tipo. Ele é muito mais eficaz no diagnóstico que uma ecografia, por exemplo”, explica o Dr. Casarin.
O tomógrafo adquirido pelo hospital é um dos melhores do mercado. Ele é da marca alemã Siemens e faz imagens em 3D, de multiplano e tem Inteligência Artificial, que ajuda a otimizar os diagnósticos. “O próprio equipamento consegue identificar quando é um exame de coluna, por exemplo, e já identifica as vértebras. O que facilita muito o diagnóstico”, explica Felipe, que além da experiência em Nova Petrópolis, é preceptor da residência médica do Centro de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.

REDUÇÃO DA RADIAÇÃO – O medo da radiação impostas por este tipo de exame ainda preocupa muitos pacientes. Porém, o equipamento de Nova Petrópolis tem um diferencial muito grande, ele precisa de muito menos radiação para o diagnóstico. “Em alguns casos chega a ser mais de dez vezes a menos que equipamentos mais antigos”, explica o radiologista. “A IA do equipamento também é capaz de identificar se o paciente precisa receber menos radiação e já faz a aplicação na hora, o que é benéfico principalmente para crianças que não receberão uma dose forte quando realizarem algum exame.

CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
O Centro de Diagnóstico por imagem do HNP ficará bastante completo com o início do funcionamento do tomógrafo. A especialidade já conta com mamografia, ecografia e o raio-X, além de uma equipe técnica treinada e profissionais experientes. “O aparelho é novidade para os pacientes, mas os profissionais daqui são experientes em operar e trabalhar com tomografias”, explica o Dr. Casarin. Uma previsão é de que neste ano também seja implantada a densitometria óssea, exame para osteoporose. “Só não teremos a ressonância magnética que, para um município do tamanho de Nova Petrópolis, não é tão emergencial pois são poucos exames deste tipo durante o mês”, explica o radiologista.

Atendidas em Nova Petrópolis
Com isso, as pessoas que precisarem fazer algum tipo de exame, seja paciente do hospital ou exame ambulatorial, poderão ser atendidos no HNP. Antes, era necessário o deslocamento para outras cidades, o que causava mais gastos, sem contar o tempo e o desconforto para os pacientes. “É importante que as pessoas saibam que agora temos este recurso tão importante dentro da cidade e que, quando precisarem, que procurem o Hospital e realizem os exames aqui no município”, diz Casarin.

Sair da versão mobile