Região
Trabalho conjunto garante avanços após enchente em Picada Café
Picada Café – Após uma semana de intenso trabalho para diminuir os danos causados pela enchente que atingiu Picada Café, o município ainda tem três famílias isoladas e estradas obstruídas nos bairros Floresta, Serra Verde e Joaneta. O secretário municipal de Obras, Nizo Klauck, diz que nesta terça-feira os trabalhos estavam focados para tentar garantir acesso às últimas famílias isoladas e que ainda há muito para fazer no Centro, bairros e interior do município. “A situação mais crítica é no bairro Floresta e a boa notícia é que foi restabelecida a energia elétrica em todos os lugares”, salienta. O prefeito Luciano Klein lembra que desde o início dos trabalhos a prioridade foi garantir segurança à comunidade. “Já são 90 mortes no Estado e felizmente Picada Café não perdeu ninguém”, salienta.
UNIÃO DE ESFORÇOS
Luciano destaca a união de esforços neste momento difícil e agradece a todos que trabalharam e vêm colaborando para que o município volte à normalidade o quanto antes. “Agradecimento especial aos servidores públicos, Corpo de Bombeiros Voluntários, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, DNIT, RGE, jipeiros, Grupo Escoteiro Araquã, sociedades, entidades, igrejas e voluntários em geral, que não mediram esforços para ajudar o próximo”, conclui.
FLORESTA FUNDOS SEGUE SEM ACESSO
De acordo com a Defesa Civil do Estado, mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais. São 90 mortos, 132 desaparecidos e 361 feridos até a tarde de ontem. Em Picada Café, uma das áreas mais atingidas é o Bairro Floresta fundos, antigo Canto Paulista. Liberar os acessos para que as pessoas possam sair ou retirar suas coisas está sendo a prioridade. Com equipes próprias e contratadas a secretaria de Obras trabalha em diversas frentes. Um trabalho lento e cuidadoso já que muitas encostas seguem cedendo e podem ocorrer novos desmoronamentos. De acordo com o secretário de Obras, um dos objetivos é instalar uma nova caixa de água para que os moradores possam voltar a ser atendidos. “A caixa que tinha lá foi danificada por uma barreira. Eles estão quase uma semana sem água”, frisou. Nizo destacou ainda que a secretaria atua em várias frentes como no acesso ao Morro do Vento, Feliz Lembrança, Arroio Terra e Passo Fundo Eck onde os moradores seguem ilhados após a ponte.