Notícias
“Trairagem”: Félix assume a presidência da Câmara de Herval que lhe foi tirada em manobra da oposição em 2017
Em 2017 um aliado foi para a oposição e Félix perdeu o posto como mais votado
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | Félix Alles (PDT) é o presidente da Câmara de Vereadores em 2024. Ele foi eleito por unanimidade no final de 2023 e assume a cadeira sete anos após quase ter chegado lá: em 2016 foi o mais votado, e, via de regra, seria ele a assumir a presidência no ano seguinte.
No entanto uma manobra política lhe tirou a cadeira no dia da posse, quando o vereador Germano Seger, o Posch (então PMDB), se aliou à oposição – formando maioria –, e subtraiu a presidência.
A manobra de Posch não custou somente o cargo de Félix, mas de todos da base aliada pois estes se tornaram minoria e não chegaram a presidir o Legislativo conforme a expectativa inicial.
Custou caro também para Posch. Se aliou ao PSDB, pelo qual concorreu novamente em 2020 mas não ganhou.
Félix, ao longo dos últimos anos, não poupou críticas à manobra, a qual descreve como “trairagem”.
Em entrevista, o parlamentar falou sobre o ocorrido e a expetativa para este ano:
1 – Depois de sete anos, o senhor chegou à presidência da Câmara de Vereadores. Qual o sentimento?
Bom, foi uma espera demorada. Depois de sete anos, a justiça foi feita, com méritos. Quero agradecer aos colegas vereadores e vereadoras, que me conduziram à presidência da Câmara por unanimidade. Durante esse período, por muitas vezes, na tribuna, fiz o uso da palavra, e não poupei os culpados pela manobra suja e antipolítica pelo acontecido. De fato, essa manobra política, custou a reeleição de muitos, pois, as pessoas não aceitaram tal trairagem.
2 – Quais serão suas principais pautas neste ano?
Certamente vamos ter um ano muito produtivo.
A atual Câmara de Vereadores vem caminhando a passos largos, com visão para o futuro do município.
Vou focar na continuidade de um trabalho em equipe, o qual trouxe resultados diferenciados para o município, pois nunca tivemos tantos recursos investidos como agora, os quais vieram de emendas, projetos e solicitações dos vereadores.
Esse ano temos as eleições municipais, as quais vão aflorar muitos debates, e possíveis discussões.
Vamos encaminhar também a continuação sobre a construção da Câmara de Vereadores, bem como, a finalização e impressão da Lei Orgânica e Estatuto interno, iniciado em 2022!
3 – Tal qual os presidentes anteriores que desenvolveram projetos diferenciados neste atual mandato, que legado pretendes deixar frente à Câmara?
Hoje temos inúmeras matrículas ociosas pelo município, já estamos em conversação com o Executivo para fazer uso de uma dessas para construção da Câmara.
Um espaço maior, com boa acessibilidade, com plenário para receber melhor a população, realizar audiências públicas e reuniões políticas.
Vou iniciar o projeto, “Jovens na Câmara”, que consiste uma participação mais forte, dos jovens junto às questões legislativas do município.
Outra questão, vai ser a continuidade das Sessões nas Comunidades. Um belíssimo trabalho iniciando pelo ex-presidente Leandro. Um sonho, que foi bloqueado em 2017, quando perdi a presidência através de uma manobra política suja e antipolítica.
4 – Qual sua visão sobre os atuais legisladores?
Estou no segundo mandato e antes disso, desde sempre, acompanhei política.
Posso afirmar, com absoluta certeza, que hoje temos uma grande equipe. Digo equipe, pois o trabalho é voltado para o município de Santa Maria do Herval.
Hoje, quando converso com as pessoas, os elogios são pelo trabalho que fazemos, pelos resultados e projetos que realizamos, e não pelo bate bocas e trocas de farpas como em outros tempos.
Que possamos em 2024 continuar esse trabalho de resultados pelo nosso Teewald.
5 – Quais transformações enxerga como necessárias?
Muito já aconteceu como nunca antes nesse município.
A perfeição somente é atingida, trabalhando, corrigindo e ajustando o que pode ser melhorado.
O principal, vai ser o foco na transparência, na ética, na verdade.
Enxergo a principal transformação na apresentação da verdade, trazer para a população fatos e realizações, contra mentiras e invenções.
Conseguimos proporcionar uma nova realidade para o município, e tenho como meta pessoal trazer a tona quem é quem, olhando no olho.
6 – Como está a relação entre Legislativo e Executivo?
Temos hoje uma relação muito evoluída, e muito mais madura, ou seja, Legislativo sendo Legislativo, e Executivo sendo Executivo.
A política evoluiu muito, o município ficou mais maduro. Com a reformulação da Lei Orgânica, bem como o Estatuto Interno, a Câmara tem mais visibilidade e autonomia junto ao município.
O Executivo e o Legislativo estão muito afinados, pois de fato, precisamos de sintomas pra trabalhar pelo município.
7 – Voltando para 2017, qual a opinião do senhor em relação a manobra política que, na época, lhe impediu de assumir a presidência como mais votado?
Bom, é essa política suja que corrompe o sistema.
Foi algo “já esperando”, pois sabíamos que estava acontecendo uma manobra suja nos bastidores.
Mas, com somos pessoas do bem, de fato não esperamos que isso realmente ia acontecer, pois as mãos haviam sido dadas, e pra mim, um aperto de mão vale mais que mil palavras.
É esse tipo de atitude e sujeira que comprometem o bom andamento e respeito as instituições políticas.
Nesse formato, vou ser muito severo no combate a “politicagem”, trazendo fatos e evidências, mostrando pra população hervalense as verdades.
Tem espertinho que aparece de quatro em quatro anos, atirando pedras, esquecendo que os mesmos tem telhado de vidro já quebrado.
8 – Por fim, pretendes ser candidato novamente a vereador neste ano ou, almeja disputar a majoritária?
A política no Herval evoluiu muito nos últimos anos, e nesse segmento, minha personalidade e meu trabalho também.
Estou no segundo mandato como vereador, e nesse dois mandatos, consegui apresentar um trabalho diferenciado de muito resultado para o município.
Ressalto o ótimo trabalho realizado por todos os companheiros e companheiras da bancada do PDT de Santa Maria do Herval, bem como o apoio estadual e federal nos projetos encaminhados.
Estamos juntos com Chilo, como pré-candidato a perfeito.
Tenho preparo acadêmico, com a graduação e pós-graduação, sendo que atualmente estou fazendo mais uma pós-graduação em Gestão Pública.
Nossa coligação é forte frente ao município, e nesse formato, temos grandes nomes.
Meu nome está disponível para o PDT, bem como, para a coligação, como pré-candidato a vereador, ou, pré-candidato a vice.