Conecte-se conosco

Região

Transferência de auxiliar de ensino gera debate na Câmara de Vereadores de Hortêncio

11/08/2025 - 13h51min

Atualizada em 11/08/2025 - 13h55min

Vereadora Sônia Rodrigues (PL) trouxe o abaixo-assinado a sessão do dia 6 de agosto

São José do Hortêncio – A transferência de uma auxiliar de ensino de uma escola infantil(creche) para uma escola do campo (interior) tem sido tema de debate e manifestações de descontentamento na Câmara de Vereadores do município. As discussões ocorreram nas duas últimas sessões ordinárias realizadas nas noites de quarta-feira.

O assunto ganhou destaque no final de julho, após a presidente do Legislativo, vereadora Sônia Rodrigues (PL), demonstrar indignação com a mudança. Segundo ela, a transferência ocorreu motivada por “fofocas”, e a decisão teria sido tomada de forma “preconcebida”.

Na sessão seguinte, realizada em 6 de agosto, o vereador José Olavo Spaniol (MDB) também criticou a situação. “A gente não pode aceitar isso. Temos que falar com a prefeita ou fazer uma reunião”, afirmou durante seu pronunciamento. Ainda segundo os parlamentares, há a possibilidade de uma professora da mesma turma ser realocada, o que gerou mais questionamentos.

O vereador Fabrício Wust (MDB) sugeriu que os cidadãos busquem esclarecimentos diretamente com a responsável pelo controle interno da Prefeitura. Já a vereadora Sônia informou, durante a sessão, que pais de alunos organizaram um abaixo-assinado em protesto às mudanças.

Posicionamento da Prefeitura

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São José do Hortêncio e se manifestou sobre o caso:

“Com relação às transferências e ajustes que a Secretaria Municipal de Educação está realizando, informamos que todas as decisões atendem ao interesse público e têm como objetivo a qualidade do ensino em nossas escolas, seguindo critérios técnicos. Entendemos a comoção, pois são excelentes profissionais. Reuniões com equipes gestoras e pais estão sendo realizadas para esclarecer dúvidas. Este é um momento de alinhamento, e em breve tudo estará normalizado. A qualidade da educação é nossa prioridade máxima e seguiremos trabalhando para elevá-la a patamares cada vez mais altos.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.