Conecte-se conosco

Região

Três meses depois: Poço novo está pronto, gera muita água e não pode ser utilizado em Picada Café

15/01/2026 - 14h26min

Picada Café – O que era para ser um alívio em definitivo, até o momento, segue só na expectativa. Há três meses os moradores da localidade de Arroio Terra, em Joaneta, esperam a água do novo poço perfurado ao longo da estrada em 2025. A nova captação irá substituir um antigo poço que apresentou problemas na qualidade da água e precisou ser desativado pelo Poder Público. Entre um investimento aqui, ou ali, os Bombeiros Voluntários passaram a atender a comunidade local dentro da possibilidade e da necessidade. Em algumas vezes, nem todas as famílias conseguem ser atendidas com o sistema devido a grande demanda.

DESDE OUTUBRO

O poço novo perfurado na localidade de Arroio Terra teve alto investimento de recursos públicos. Esses, porém, visam apenas atender a demanda para que não só os moradores do Arroio Terra tenham água em abundância, mas também toda a localidade de Joaneta. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Picada Café, Nizo Klauck, detalha que o poço perfurado no Arroio Terra está concluído e aguarda a ligação elétrica pela RGE para começar a operar. “Todo o trabalho de perfuração do poço, a interligação dos canos que conectam ele ao reservatório principal, etapa essencial para o pleno funcionamento do sistema, está pronto desde outubro. É água jorrando na natureza”, declarou. Nizo comanda a pasta que cuida do sistema de abastecimento. “Essa água era para atender a comunidade local e toda a Joaneta”, lembrou.

SÃO 10 MIL LITROS POR HORA

A importância do poço novo em questão é imensurável. De acordo com o secretário, os testes de potabilidade da água apresentaram resultados positivos, confirmando que a água é própria para o consumo humano. “As medições técnicas mostram que o poço tem capacidade para produzir até 20 mil litros por hora, mas deve operar inicialmente com uma vazão de aproximadamente 10 mil litros por hora. A concretização dessa obra representa a resposta a uma demanda antiga dos moradores da região, trazendo mais segurança hídrica e qualidade de vida para as famílias da Joaneta”, destacou.

O QUE DIZ A RGE?

A reportagem do Jornal O Diário procurou a Rio Grande Energia (RGE) para se manifestar a respeito da demora na ligação da parte elétrica no referido poço artesiano. Rafael Dallabrida é o responsável em atender a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Picada Café. Na manhã dessa quarta-feira ele informou que execução do serviço está agendado para essa sexta-feira, dia 16. No entanto, não justificou a demora na realização do serviço.

FOTO MARCO DIETER

 

Bombeiros Voluntários: já são seis anos abastecendo

Percorrer a Rua Arroio Terra já virou rotina aos Bombeiros Voluntários de Picada Café. Há seis anos a corporação abastece o tanque que leva a água aos moradores. O comandante Vilson Koch afirma que o tanque é abastecido a cada dois dias, sempre com duas cargas de 6 mil litros. “O tanque possui capacidade para dez mil. Mas parte da água vai direto na rede”, frisou. Esse serviço ocorre há seis anos, desde que o poço antigo foi desativado. “São cerca de 180 mil litros por mês. Isso com abastecimento normal, sem vazamentos”, declarou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.