Região

Últimos dias para consultar Estudos de Impacto de prédio ao lado do Parcão

15/01/2024 - 16h04min

Darlei questiona o impacto da construção para as próximas gerações quanto a espaços naturais de aproveitamento coletivo (Imagem: divulgação)

Segundo vereador Darlei Kaufmann, construção terá impacto negativo na região onde foi projetada

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos – A população tem até o dia 25 de janeiro para consultar os Estudos de Impacto Ambiental e de Vizinhança referentes ao projeto de construção de um prédio de 8 andares que ocupará 10% da área de vegetação ao lado do Parque Municipal Romeo Benício Wolf.

O empreendimento da incorporadora Anelo esteve em pauta na câmara de vereadores no final de 2023. O vereador Darlei Kaufmann (PSB) solicitou esclarecimentos ao departamento de Meio Ambiente e à secretaria de Planejamento a respeito dos estudos com o intuito de confrontá-los com os laudos feitos pelo departamento de Meio Ambiente: “Tem uma série de questões que precisam ser esclarecidas antes que realmente se inicie essa obra.”

Da área total do empreendimento, 33,06% será utilizada para construção e 66,94%, aproximadamente 7.024,82m² será doada para o município

O prédio

A construção consiste em um condomínio residencial com um bloco de apartamentos e um conjunto de lojas térreas localizado na Av. Porto Alegre, no bairro União. Para o vereador, a preocupação com a proximidade de uma vertente d’água, a presença de plantas ameaçadas e grupos de bugios são indícios de um impacto negativo causado pela construção do prédio: “A cidade tem que crescer, a obra é bonita, mas o que a gente percebe é que a comunidade não está sabendo onde vai ser feito. Eu gostaria que eles construíssem aquele prédio, mas a pergunta que fica é ‘por que tem que ser naquele local’, por que ao lado do parque, onde tem animais, onde vai ter a questão de sombra?’”, explica Darlei.

Secretaria de Planejamento

O secretário de Planejamento de Dois Irmãos, João Jordan da Silva, informou que os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e de Vizinhança (EIV), além do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) foram avaliados e aceitos pelo Conselho Municipal do Plano Diretor e pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente. Após finalizados os prazos, serão avaliadas as manifestações e encaminhadas ao proprietário do imóvel para ciência e seguimento dos trâmites de análise do projeto arquitetônico e ambiente. 

Clique AQUI para acessar o Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Impacto à Vizinhança do projeto de construção do condomínio.

Sair da versão mobile