Esporte

Um ano após suspensão, jogador de Estância Velha estreia em time chileno

10/07/2024 - 14h32min

Atualizada em 10/07/2024 - 14h40min

O zagueiro Eduardo Bauermann, natural de Estância Velha, retornou aos campos neste fim de semana após cumprir um ano de suspensão. Em 2023, enquanto atuava pelo Santos, Bauermann foi punido pela FIFA e pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido ao envolvimento em um esquema de manipulação de resultados – a chamada “Máfia das Apostas”.

A punição, que previa 360 dias de afastamento do futebol, terminou em maio deste ano. Em junho, Bauermann foi anunciado como novo reforço do Everton, clube que disputa a primeira divisão do campeonato chileno. Após um período de adaptação, o zagueiro estreou como titular no domingo, 7 de julho, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Chile. O estanciense atuou os 90 minutos e foi um dos pilares do Everton na vitória contra o Universidad de Chile.

PUNIÇÃO

Em 2022, o atleta havia recebido um determinado valor para cometer uma falta e tomar um cartão amarelo em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Entretanto, ele não recebeu amarelo na partida e foi cobrado pelo suposto apostador. Na época, vazaram os prints da conversa que mostraram a participação de Bauermann no esquema.

Após a revelação, Eduardo Bauermann foi enquadrado nas punições resultantes da Operação Penalidade Máxima, uma investigação do Ministério Público de Goiás que expôs o esquema de manipulação de resultados para favorecer apostadores. Inicialmente, as punições eram restritas ao território nacional sob a jurisdição do STJD. Contudo, alguns atletas, incluindo Bauermann, conseguiram contratos com clubes estrangeiros, com o zagueiro anunciado por um clube da Turquia.

A pedido da CBF, a FIFA analisou os casos e decidiu estender as punições a todas as federações filiadas à entidade, abrangendo assim o território internacional. Dessa forma, Bauermann foi liberado somente no final de maio deste ano.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário