Região
Uma aproximação dos agricultores com os consumidores em Morro Reuter
Por Bruno Wingert
Feira virou referência nas compras de produtos naturais e frescos
Um elo direto entre o agricultor e consumidor é proporcionado por meio da Feira do Produtor de Morro Reuter. O público em geral pode adquirir uma série de produtos coloniais, frutas, verduras, junto ao próprio produtor rural. É algo que já virou costume nas tardes de quartas-feiras e aos sábados de manhã no Morro, é verificar a Feira do Produtor da Agricultura Familiar.
Nos sábados, a movimentação começa bem cedo no pavilhão ao lado da Emater, que tem o ambiente tomado pela alegria e as boas conversas, além das mercadorias. São feirantes que comercializam itens coloniais, frutas e verduras diretamente da produção para o consumidor.
Um dos carros-chefes de vendas é a rosca assada no próprio local, além dela, cuca, pão, linguiça, mel, aipim descascado, sucos, geleias, conservas, biscoitos, lanches, frutas e verduras.
Agricultores comemoram a feira, e valorização do próprio trabalho
O agricultor Sérgio Lehnen ressalta a importância da feira. “Estou todo sábado aqui, pessoal já sabe e vem direto comprar na feira, acaba criando um vínculo e virando seu amigo. É muito importante para nós produtores rurais essa feira, pois ajuda a valorizar nossos produtos que são naturais”.
Agricultor Sérgio Lehnen (Bruno Wingert)
José Irineu Blume, de Fazenda Padre Eterno, vende feijão-preto, batata e linguiça e carne defumada. “Não sobra nada, tudo o que a gente planta é vendido. Muita coisa não consigo mais plantar por causa da idade, o que mais tenho vendido é as linguiças”.
José Irineu Blume, de Fazenda Padre Eterno (Bruno Wingert)
O produtor rural Alfredo Lehnen ressalta a importância da feira. “Tem finais de semana que se vende mais do que outros. Aqui a gente consegue vender direto para o consumidor e o cliente já sabe. Temos brócolis, feijão e tudo plantado por nós”.
Produtor rural Alfredo Lehnen (Bruno Wingert)
“Pessoal vem mais quando tem pagamento, depende da condição financeira. Estou já produzindo bolachas para o natal, e tenho cucas e pães, é muito bom estar aqui, valoriza muito o trabalho do produtor rural”, citou a agricultora do Walachai Monia Hoffmann.
Agricultora do Walachai, Monia Hoffmann (Bruno Wingert)
“Tomara que o tempo ajude, tivemos muitos períodos de chuva que tem prejudicado as plantações e os produtos. Sempre procuro trazer os melhores produtos para a feira com mais qualidade. Estou todo sábado aqui, pessoal já sabe e vem direto comprar na feira. É muito importante para nós produtores rurais essa feira, pois ajuda a valorizar nossos produtos que são naturais”, disse a agricultora Maria Blume.
A agricultora Maria Blume (Bruno Wingert)