Conecte-se conosco

Região

Uma Expointer cheia de novidades e lançamentos das nossas agroindústrias familiares da região

01/09/2023 - 10h43min

Atualizada em 01/09/2023 - 10h44min

Queijaria Nova Alemanha, de Ivoti, levou seus produtos premiados

Por
Cândido Nascimento

Região – O recebimento do Selo Sabor Gaúcho Orgânico, que comprova que não são utilizados defensivos agrícolas ou outros químicos na produção que dá base aos artigos das agroindústrias familiares, e também os novos lançamentos foram alguns destaques da 46ª Expointer, que está sendo realizada no Parque Assis Brasil. Ivoti ainda marcou presença com as flores que decoram a Casa do Governador no local.

FLORES DE IVOTI

A casa do Governador Eduardo Leite contou com a participação de flores de Ivoti, através da presença da Associação Riograndense Floricultora do Rio Grande do Sul (Aflori). Também a Tribuna de Eventos é decorada com flores de Ivoti.
O floricultor Laerte Correa da Silva, que é assessor da presidência da entidade, explica que a participação representa a valorização do trabalho desenvolvido em Ivoti, que já se destaca com eventos fortes como a Feira das Flores, feira do Mel, Rosca e Nata e Festival da Cachaça, entre outros. Luis Finger levou suculentas ao evento.
O morador da localidade de 48 Alta, Dércio Metz, 40, trabalha com alfaces e venda do aipim descascado, e foi à feira na companhia da esposa. Ele destaca que os preços dobraram de valor neste ano, referindo-se a máquinas e implementos, entre outros produtos, e destaca a importância do evento para expor os produtos e as novidades apresentadas ao setor.
Além das flores, Ivoti teve a presença da Cachaçaria Weber Haus, que expôs licores diversificados e cachaças especiais, e da Queijaria Nova Alemanha que apresentou os seus queijos premiados ao público em geral.

O que dizem os integrantes das agroindústrias familiares

Para Ricardo Fritsch, da Cervejaria Steinhaus, de Picada Café, e presidente da Coopernatural, as vendas estão boas de modo geral. “Já nos primeiros dias de feira já superamos as do ano passado”, explicou ele. A cooperativa levou sucos de uva e geleias diversas, com e sem açúcar, além de compotas.
Proprietário da Produtos Lilien, Roberto Rohr destacou que a empresa familiar que, produz diversos tipos de geleias, participa há oito anos da feira. “No começo a gente trazia somente chás, mas hoje temos os biscoitos e geleias”, comenta ele. A ida é importante, explica, devido à conquista de novos clientes a cada ano.
A Embutidos Mewius conquistou, por sua vez, o 2º lugar com linguiça pura, em 2022, e o 6º lugar na CNA Brasil Artesanal,em 20023, em Brasília. É mais uma empresa que marcou variedade de produtos na Expointer.

NOVA PETRÓPOLIS

Marcos Seefeld, da Queijaria Tradição, levou queijo colonial, gouda, imperial e montanhês. “O nosso queijo autoral é o Imperial, e tivemos a medalha de prata no Concurso Queijo Brasil (2018), prata no 1º Concurso de Queijo Estadual, em Porto Alegre e prata no Concurso regional, e ainda 2º lugar no Estadual, com queijo artesanal”, explica Marcos.
Representando a Cooperativa Novamel, junto com o presidente da entidade, Francelino Lima dos Santos, Diego Martin Kopper, leviou mel com diversas embalagens, inclusive um pote de vidro, com mel de flores silvestres. Esta é a primeira participação da cooperativa na feira estadual. “É uma nova experiência para nós”, esclarece Diego.
A Sucos Adams, Sabores da Mutter e Casa Sander também marcaram presença. Adriano Sander, da Casa Sander, com sede em 9 Colônias, destacou que a novidade é o suco de mirtilo. Levou suco de uva geleias sem açúcar, entre outras.
Alexandre Ehrenbrink, da sabores da Mutter, levou biscoitos, cucas e pães. Ele produz alfaces e hortaliças na sua propriedade e destaca o recebimento do Selo Gaúcho Orgânico neste ano, durante a Expointer. “Trabalhamos com farinha orgânica, sem adubação química e é uma satisfação receber o selo”, enfatizou.

PRESIDENTE LUCENA

O prefeito Gilmar Führ, o Nack, e o vice Luiz Spanil (Lui) acompanharam, uma excursão de moradores à feira. Eles visitaram na quarta-feira os expositores locais, como foi o caso da Unser Schnaps, Fazenda Kunz, Embutidos Viz e Produtos Rodeio. Juliana Enzweiler destacou que as expectativas para este ano são boas.
Joel Metz, coordenador do Cras foi um dos visitantes. “Esta edição da Expointer está muito boa. A gente veio para prestigiar o nosso pessoal que está expondo os seus produtos aqui”, afirmou.
Daniela Arnhold, da Viz, destaca a primeira participação da agroindústria. “A gente está com uma boa expectativa, pois algumas pessoas estão vindo até nós por indicação”. A empresa levou salames, linguiças, torresmo, lombo defumado e banha.
A Produtos Rodeio levou açúcar mascavo e o carro-chefe de vendas, que é a rapadura com melado, além de paçoca com chocolate e a grande novidade: pé de moleque com chocolate”. Cristiane Holler destacou que é o 2º ano do evento e que muitos clientes que comparam no ano passado voltaram, e destaca a importância da degustação para a venda.

LINDOLFO COLLOR

O prefeito Gaspar Behne esteve acompanhado do vice Gilnei Prass e do vereador José Seidel (Salgadinho) no evento. Participou de reunião das Famurs e visitou duas empresas do município de Lindolfo que produzem tapetes em couro, a Plátano (Francisco Engel/Chico) e a LM Tapetes (Leônidas Maurer).

HORTÊNCIO

Representando o município de São José do Hortêncio, o floricultor Evandro Flores, de Capela do Rosário, levou diversas plantas. Também a Agroindústria Schons levou rapaduras diversificadas.
Jairo Knob, da Knob’s Haus, participa pela primeira vez e levou uma novidade, a geleia de morango com alho, além de várias geleias sem açúcar e as tradicionais. “Acredito que a importância é divulgar a minha marca e também fazer novos clientes e termos um feedback deles para investirmos cada vez mais no aprimoramento dos produtos”, concluiu.

OUTROS MUNICÍPIOS

A Sabores do Rancho levou uma variedade de queijos e iogurtes, além de sorvetes. Grandes filas se formaram, para que os visitantes do pavilhão da Agricultura familiar provassem a diversidade de sabores da empresa de Estância Velha.
Morador de Dois Irmãos, Luis Büttenbender, que cria coelhos há 50 anos, teve quatro grandes campeões: Mini rex, Azul de Viena Rex (macho), Azul de Viena Rex (fêmea) e Chinchila. Também teve quatro grandes campeões reservados. O carro-chefe de vendas dos animais é o Nova Zelândia. “Esse ano para mim foi um pouco melhor do que em 2022”, garantiu.
De Santa Maria do Herval Patrick Olbernan não escondia a satisfação de obter dois grandes campeões da raça Gigante de Flandres. “Sempre tive coelhos, desde pequeno, gosto deles pelo tamanho e docilidade. Criar coelhos é um hobby”, enfatizou o jovem.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.