Região

Uma história de vida construída na roça em Dois Irmãos

21/02/2024 - 11h00min

por Bruno Wingert 

Produtor sempre trabalhou na agricultura e mesmo com 80 anos segue cultivando e plantando seus alimentos

Entre uma conversa em alemão, o agricultor João Knorst de 80 anos, relata toda sua vida trabalhada no campo com muito esforço e dedicação. Encarando dias de sol e chuva ele não perde a vontade de plantar e cultivar seus alimentos.

Era uma segunda-feira de manhã, por volta das 11h, quando no terreno no bairro União ele estava capinando. João cresceu na agricultura e se desenvolveu no campo desde a sua origem até os dias de hoje. E capinando ele mantém o sorriso no rosto, sem perder a vontade de trabalhar e conquistar seus objetivos, sabendo que trabalhar na agricultura exige muitos esforços e sacrifícios.

Morador do bairro Vale Direito, João é natural de Dois Irmãos e casado. Teve seus 5 filhos, todos já criados e com sua vida estabelecida, ele fala com orgulho da família que criou e o quanto trabalhou para alcançar os objetivos.

Sempre trabalhei na roça”

O agricultor sempre manteve suas raízes na roça. “Trabalhar na roça não é uma tarefa fácil, pois na rotina é necessário lidar com várias situações que precisam ser superadas. O produtor rural precisa enfrentar várias dificuldades, como por exemplo, na questão dos produtos e insumos que estão muito mais elevados”.

Eu aprendi muita coisa por conta própria sem ninguém me ensinar, tive que correr atrás e plantar, hoje isso faz a diferença, muitos querem achar que sabem mais que o produtor, mas não é bem assim, lógico que tive os ensinamentos dos meus pais que me ajudaram e tentei seguir”, complementa João.

Trabalhei durante 50 anos na plantação de morangos. Era muito bom trabalhar lá. Quando você trabalha com o que gosta, tudo fica melhor”.

Venda de Aipim

João investe principalmente na plantação de verduras. “Lógico que tem épocas melhores nas vendas, mas chuvas atrapalharam muito. O produto mais vendido é o aipim. Vendo aipim para os restaurantes da cidade Com essas vendas consigo ganhar uma renda extra”.

Uma das vantagens de trabalhar na agricultura, é que tem a possibilidade de produzir seus próprios produtos e também vendê-los. Pois se planta sem nenhum tipo de veneno e oferece aos consumidores um alimento de qualidade.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário