Conecte-se conosco

Região

Uma Kartoffelfest para ficar na história de Santa Maria do Herval

21/05/2023 - 18h36min

Atualizada em 21/05/2023 - 20h58min

A 24ª edição do evento surpreendeu pelas atrações, organização e público ao longo de duas semanas (FOTO: Cleiton Zimer)

Dupla Augusto e Rafael cantou para uma multidão na noite de sábado (20) (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O que o município presenciou nos últimos dois finais de semana foi histórico. A 24ª Kartoffelfest – tradicional Festa da Batata do Teewald –, ficará para sempre marcada nos autos do evento que, neste ano, marcou os 35 anos de emancipação do Município [celebrado no dia 12 de maio].

A festa teve por premissa trazer atrações para todos os públicos, desde os bailes da terceira idade, atividades recreativas para as crianças, bandas tradicionais da região, além de show nacional com Augusto e Rafael e, também, internacional com Herr Marie Band. O evento ainda contou vasta programação no palco cultural.

E, claro, além disso tudo, muita gastronomia – da mais variada –, mas com destaque para receitas preparadas com a batata [principalmente o bolinho – katoflachichilchie].

Rosimeri Michel Steffen e Eliana Muller, da Tenda da Muller – com um dos melhores e mais saborosos bolinhos de batata da Kartoffel (FOTO: Cleiton Zimer)

Um evento pensado para todos

Prefeita Mara, princesa Francilene, rainha Jordana, princesa Sabrina e secretário/coordenador Marcos (FOTO: Cleiton Zimer)

Para a prefeita Mara Stoffel, a avaliação que se tem é de que o evento, como um todo, superou todas as expectativas. “Tanto de público, de consumo, e também das empresas que estavam expondo/vendendo seus produtos aqui”.

A chefe do Executivo pontuou o trabalho do secretário de Turismo e coordenador da festa, Marcos Cesar Stoffel – o Max. “A programação foi toda preparada por ele e sua equipe. Meu reconhecimento pela forma com que foi organizado para que todos os públicos pudessem se sentir incluídos”.

Mara também comentou a infraestrutura do evento que, ano após ano, está sendo aprimorada e, nesta edição, de um salto gigante tanto no espaço físico do palco principal, como nos banheiros e demais detalhes que renderam elogios dos visitantes e moradores. “Foi pensada para atender a todos”.

A prefeita finaliza dizendo que “só temos a agradecer por este momento e a todos que vieram prestigiar.

Sentimento de dever cumprido

Marcos Cesar Stoffel, secretário de Turismo e coordenador do evento, resumiu o sucesso do evento: “me sinto realizado. O conjunto, todos os envolvidos, fizemos o melhor e o resultado está aqui. Sempre digo assim: uma festa para ser bem sucedida, se ela dá ponto negativo ou positivo, se correu dentro da normalidade já foi um sucesso.”

Sobre o grande público do último sábado, Max diz que até mesmo ele se surpreendeu. “Já tenho o resultado, mas vou esperar para me sentar com toda a comissão para depois divulgar”.

Na noite de sábado um público surpreendente – e recorde –, lotou o evento (FOTO: Cleiton Zimer)

Uma festa feita por muitas mãos

Miguelina Kaefer, presidente da Associação Cultura Teewald – que realiza a festa com apoio da Prefeitura, disse que o evento superou todas as expetativas, em todos os quesitos. “Desde as atrações musicais e culturais. Soubemos escolher para todo mundo. Então, só temos a agradecer”.

Miguelina Kaefer (FOTO: Cleiton Zimer)

Migue fez questão de enfatizar o trabalho voluntário que faz a festa ser possível. Foram mais de 200 pessoas se doando nestes oito dias, desde o Grupo Teewald, estudantes e demais integrantes da comunidade. “Sem eles não teria como fazer a festa”, afirma, explicando que isso representa o quão importante o evento é para os hervalenses.

Ela também citou que, no último sábado, quando a demanda aumentou de forma surpreendente com a vinda de muito público, imediatamente todos se disponibilizaram para ajudar.

E com a 24ª edição da Kartoffel tendo chegado ao seu fim, agora, já começa a organização para a próxima. “A festa já faz parte da nossa rotina”, pontua, agradecendo a todos os que vieram visitar o Herval e a Kartoffel nestas duas semanas.

Fechamento ocorreu na noite deste domingo (21), antes da última banda – Champiom – se apresentar (Foto:Josias Lunkes)

A edição da Kartoffel que recebeu a visita de dois governadores

Governador Eduardo Leite veio na sexta-feira (19) e experimentou o bolinho de batata (FOTO: Cleiton Zimer)

Há quanto tempo um govenador não vinha para a Festa da Batata? Pois nesta 24ª edição foram dois.

Sim, no primeiro final de semana o vice, Gabriel Souza – então governador em exercício, veio para o Herval. Ele chegou de helicóptero no sábado (13), no campo da Ferraria, visitou a obra da ERS-373 e foi para a festa.

Na semana passada quem veio ao Herval foi o vice, e então governador em exercício, Gabriel (FOTO: Cleiton Zimer)

E na última sexta-feira (19), o governador Eduardo Leite também visitou o Teewald. Ele chegou de helicóptero até o campo da A.C.B. Herval e, depois, participou da festa – no momento em que acontecia o baile da terceira idade do grupo Amizade. Depois disso foi visitar a obra da ERS.

Leite foi recebido pelas autoridades locais, junto das soberanas e moradores (FOTO: Cleiton Zimer)

Ambos foram recebidos pela prefeita Mara, vice Gilnei Capeletti, secretários, vereadores e a comunidade.

Público surpreendente no sábado (20)

O sábado (20) foi um marco histórico na festa. Uma multidão nunca antes vista veio prestigiar atrações como Baila Baila, Os Atuais, Corpo e Alma, Super Banda Santa Cruz, Augusto e Rafael e DJ Cleiton. Estima-se que mais de oito mil pessoas possam ter entrada na festa somente neste dia, mas os números oficiais ainda serão apresentados.

Atrações culturais

Nos dois sábados teve atrações culturais no palco principal, além de destaques no palco cultural (FOTO: Lucas Molling)

Uma surpresa: Pino cantou junto dos Atuais

Uma grande surpresa – mas que já havia sido anunciada na coluna de Cleiton Zimer – marcou a tarde de sábado (20): Pino, ex-vocalista da banda Os Atuais, fez uma participação especial durante a apresentação do grupo. Cantou alguns dos seus grandes sucessos da carreira [como o Barco do Amor] e destacou o quão importante Santa Maria do Herval é para ele e para sua família.

Pino, ex-vocalista da banda Os Atuais, fez uma participação especial na tarde de sábado (20) (FOTO: Cleiton Zimer)

Em cima do palco, parabenizou a prefeita Mara, coordenador Max e Miguelina, pela grandiosidade do evento ano após ano.

Oportunidade de bons negócios para os empreendedores locais

A Kartoffelfest, além de festa, é sinônimo de bons negócios para diversos empreendedores da região, principalmente, os locais.

Integrantes da Chocolates Cristiane (FOTO: Cleiton Zimer)

A Chocolates Cristiane, de Morro dos Bugres Alto, trouxe diversas novidades para a festa. Desde o primeiro final de semana as vendas foram boas e, no último, surpreenderam ainda mais. “O que saiu bastante foi chocolate quente, fondue e chocolate em pó”, disse Diego Arnold.

BK Alimentos expos e vendeu batatas durante o evento; Paulo Tarcísio Roldo e Viviane Sidegum trabalharam na festa (FOTO: Cleiton Zimer)

A BK Alimentos possui tradição histórica em Herval. E, mais uma vez, as vendas foram boas. Tanto para moradores locais, mas com destaque para visitantes que adquiriram batatas para preparar algumas receitas especiais.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.