Conecte-se conosco

Região

Uma mensagem do padre Alexsandro Lemos, de Dois Irmãos, para o Dia de Finados

02/11/2023 - 12h00min

(Foto: Nicole Pandolfo)

O Padre Alexsandro Lemos, da Paróquia São Miguel, ofereceu uma mensagem para os leitores do Diário no Dia de Finados. Confira:

“No dia 02 de novembro recordamos os finados, aqueles que chegaram ao fim do seu tempo na terra. Desde o século V, a Igreja dedica um dia por ano para rezar principalmente pelos que ninguém reza e dos quais ninguém se lembra.

Há uma oração no ritual de exéquias que define toda esperança da vida cristã diante da morte: ‘na água e no espírito foste batizado (a), o Senhor complete em ti a obra que começou no teu batismo”. O cristão não vive para a morrer, mas vive na certeza que a vida é transformada em eternidade em Deus, o prefácio eucarístico da missa de finados nos recorda “Na Verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Nele brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada”. Tudo concorre para a experiência de Jesus Cristo ressuscitado, tudo o que cremos com cristão, cremos a partir de Jesus Cristo, ressuscitado!

Geralmente pensamos a morte fora da vida. Gastar tempo, consumir energia, renunciar a algo, perder: são sinais de que diariamente a vida é como uma vela que se consome para produzir luz. Não duramos eternamente! Na vida há também cansaço em busca de repouso. Depois de uma jornada de trabalho, é preciso descansar. Passado um dia ensolarado, segue o pôr do sol. Os livros tendem ao epílogo e uma novela se desenrola para o último capítulo. Há muita beleza no fim. Os latinos diziam: fins coronat opus (o fim coroa a obra).
Ainda que a realidade da morte nos angustie e entristeça, deve resplandecer a partir da celebração de finados a esperança que alimenta nossa caminhada terrena como cristão: a certeza da RESSURREIÇÃO!”

Padre Alexsandro Lemos (Foto: Acervo pessoal)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.