Região
Usina é referência na organização e separação do material reciclável em Dois Irmãos
Usina recebe 18 toneladas de lixo seco por dia em Dois Irmãos
por Bruno Wingert
A Cooperativa dos Recicladores é um grande exemplo de trabalho sustentável e amor em deixar a cidade mais bonita e agradável. Dois Irmãos dispõe de um sistema de coleta seletiva há 29 anos. A implantação do processo de implantação levou cerca de dois anos. Além da aquisição de caminhões e equipamentos para a usina de reciclagem (esteira, prensas, picador e lavador de plásticos). Atualmente, 100% das famílias são visitadas pelo caminhão da coleta seletiva.
Desde a implantação da coleta seletiva, o município tem contrato com a Cooperativa dos Recicladores. Os caminhões são da prefeitura, e os motoristas, servidores municipais. Já os garis são da cooperativa. O lixo reciclável é destinado à usina, e o lucro gerado com a venda fica com a cooperativa. O restante dos resíduos é coletado em outro caminhão e destinado a um aterro em São Leopoldo.
Cooperativa dos Recicladores
A Cooperativa hoje é composta por 38 pessoas atuantes, são 13 colaboradores que trabalham na rua, e outros 25 que executam o trabalho na sede da cooperativa situada na Picada Verão. O cooperado Márcio de Moura fala dos benefícios da cooperativa e da importância para a população.
“Aproximadamente hoje coletamos cerca de 18 toneladas de lixo seco por dia, isso é muito, precisamos ter uma equipe grande para atender as necessidades da população”.
“No geral, a separação do município está muito boa, com as pessoas separando o lixo corretamente. Tem o pessoal na rua que faz os montinhos também e já separa, mas nem sempre pode-se fazer isso, se todo mundo separar o lixo da melhor forma isso ajuda nosso trabalho”.
Ele destaca que a cooperativa funciona desta maneira e que todo o cooperado tem participação em todas as decisões, o que considera muito importante. “Todos têm o direito de decidir, é uma grande democracia, e isso facilita muito o trabalho de todos, pois todo mundo é importante para nós”, completa Márcio.
Descarte correto de materiais e produtos
Márcio faz ainda um alerta sobre o descarte de produtos e ensina a melhor forma de descarte de vidro, pois quando quebrado coloca em risco os membros da cooperativa. “Vidro a gente pede para que as pessoas peguem uma garrafa pet, façam um corte e coloque os vidros dentro. Porque quando chega aqui a gente não vai se cortar. Muitas pessoas têm o costume de pegar o jornal e enrolar o vidro. Esse jornal como o caminhão compacta, ele pode rasgar e acaba perdendo todo aquele vidro. Colocando na garrafa pet a gente vai aproveitar 100% daquele material e reduz o risco do pessoal se machucar com os cacos.”
ÓLEO DE COZINHA
O óleo de cozinha também precisa de uma atenção especial. Se derramado na pia, pode contaminar milhares de litros de água. Márcio indica que coloquem em uma garrafa pet e não nas de vidro, porque quando o caminhão prensa pode estourar e se perde todo o óleo, que pode ser utilizado para fazer sabão, por exemplo.