Região
Veículos pesados continuam passando na Ponte de Ferro

Restrição definitiva começa amanhã com a instalação de pórticos
Por Nadine Dilkin
São José do Hortêncio/Presidente Lucena – Há uma semana as prefeituras de São José do Hortêncio e Presidente Lucena divulgaram os resultados dos laudos e anunciaram a restrição de passagem de veículos pesados na Ponte de Ferro, que liga ambos os municípios. A medida começa a valer a partir de sábado, dia 1ª de março, mas as administrações locais pediram para que fosse evitado a passagem de veículos pesados quanto antes.
A limitação será determinada pela altura dos veículos, que não poderão ter mais que 2,95 metros. Nos próximos dias, serão instaladas estruturas de ferro para restringir a passagem de veículos maiores nos acessos à ponte.
A reportagem esteve na Ponte de Ferro na manhã de quarta-feira, dia 26, e constatou que o tráfego de veículos pesados não diminuiu, presenciando num intervalo de 15 minutos a passagem de 12 caminhões. Um dos motoristas que passava, da cidade de Maratá, alegou que não estava sabendo da restrição.
O motorista que faz entrega de carvão na região da Serra, relata que usava o trajeto que passava por Caxias, mas após o desmoronamento após fortes chuvas começou a rota que passa na Ponte de Ferro. “Então essa será minha última viagem por esse caminho. Agora vou ter que ir por São Leopoldo, na BR-116. Vai ficar bem complicado para mim”, lamenta o motorista.
ROTAS ALTERNATIVAS
Uma das rotas alternativas é a ponte de Capela do Rosário, que liga à localidade de Linha Nova Baixa, em Presidente Lucena. Uma vizinha da ponte contou que percebeu o aumento de passagem de caminhões no local. Ela diz que o fluxo já aumentou no último final de semana, e também está preocupada com a estrutura da ponte.
A prefeitura de Hortêncio divulgou que embora existam alternativas, como as pontes de Campestre e Capela do Rosário, essas estruturas possuem baixo limite de suporte de peso e não são recomendadas para veículos de grande porte. A orientação é que caminhões e cargas pesadas utilizem rotas com maior capacidade de tráfego, como os acessos via São Sebastião do Caí ou a divisa de Picada Café com Linha Nova.
A ponte em Capela do Rosário também possui baixo limite de suporte de peso