Região
Vereadores de Nova Petrópolis discutem a exigência de protocolo para limpeza de podas de árvores
Reclamação de moradores levou o tema para a sessão da última semana
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – O serviço de poda e recolhimento de galhos de árvores causou debate entre os vereadores na sessão do dia 18. O tema foi levantado após a procura de moradores pelos vereadores reclamando da situação.
Cláudio Gottschalke, do PDT, disse que recebeu pedido de moradores do bairro Vale Verde para recolhimento de resíduos de galhos, reiterando que protocolo já havia sido encaminhado, mas ainda não atendido pela secretaria da área. O vereador disse ainda que os moradores apontaram a necessidade de podas em árvores que estavam atingindo rede elétrica.
Egon Ackermann (Republicanos) salientou a colocação de Cláudião dizendo que contou mais de 10 pontos no bairro Pousada da Neve e pelo menos cinco no bairro Piá, alegando que não são poucos galhos que precisavam ser recolhidos. “Tem que achar uma forma de mecanizar este processo, não dá para continuar desta maneira, isso é inadmissível para uma cidade turística como Nova Petrópolis. É preciso sermos mais ágeis nos afazeres municipais”, disse.
Oraci de Freitas (Progressista) reforçou a necessidade de uma ação contundente de limpeza. O vereador alegou poder provar que não é feito o recolhimento adequado dos galhos e que isso vem contribuindo para a proliferação de insetos. Também citou caso da Avenida Germânia, onde várias árvores já atingem a rede elétrica. “Não dá para deixar o munícipe que precisa deste serviço sem uma resposta adequada. É lamentável ter que vir a esta tribuna e fazer este tipo de desabafo”, disse.
VAIDADES DA POLÍTICA – O ex-secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Lüdke – Alemão, que retornou à Câmara foi até a tribuna defender o governo. “São as vaidades da política, quando a gente chega próximo a uma eleição a coisa começa a aflorar, tem situações que ocorreram há cinco, 10 anos e que são esquecidas. Não aconteceu nada de errado naquela época, estava tudo certinho; é agora que está tudo errado. Às vezes, é legal a gente voltar um pouco no tempo”, disse o vereador. Alemão também argumentou que o serviço de podas na rede elétrica precisa ser feito por profissionais especializados e disse que esta é uma responsabilidade da RGE. “Não há como servidores municipais sem treinamento fazer o que denominamos de podas de risco. Já as demais, há um setor responsável e estas são programadas via prefeitura”, explicou.
Taxa para recolher poda
O vereador Jorge Lüdke defendeu a criação de mais uma taxa, essa para o recolhimento dos restos de poda. “Vocês acham certo o município ter que fazer este recolhimento? É preciso fazer um trabalho educativo para que os moradores que tenham espaço em seus terrenos façam o reaproveitamento dos galhos produzindo adubo, por exemplo. O município não dá conta de fazer tudo”, disse Alemão.
Cláudio Gottschalck retrucou a criação de mais um tributo e perguntou ao governista se achava certo a cobrança de taxa. “Olha o quanto se paga de IPTU e a Prefeitura não pode recolher os galhos? O senhor ainda quer instituir taxa de recolhimento, aí nós estamos caminhando para traz. A Prefeitura tem o caminhão para fazer isso, só precisa ser mais bem organizado”, disse.