Região

Vice-prefeito Juarez Stein, fala sobre as expectativas e prioridades do governo em Dois Irmãos

21/11/2024 - 09h55min

Atualizada em 21/11/2024 - 09h58min

Vice-prefeito Juarez Stein Créd. Arquivo O Diário

DOIS IRMÃOS

Por Bruno Wingert

Experiente na vida pública, Juarez irá para mais um mandato como vice-prefeito

Experiente na vida pública, Juarez Stein irá para mais um mandato como vice-prefeito do município. Ao lado de Jerri, a dobradinha comandará a cidade pelos próximos quatro anos. Com uma longa trajetória, Juarez comenta as expectativas e as prioridades do governo neste próximo mandato.

ENTREVISTA COM O VICE-PREFEITO JUAREZ STEIN

Dentro de sua carreira política, entre os cargos exercidos, podemos citar 2 vezes prefeito reeleito e agora dois como vice, reeleito. A que o senhor atribui esse carinho ou confiança do povo? Algum motivo específico?

Juarez Stein – “Eu nunca estive sozinho nesta jornada. Estou no MDB desde 1982, onde tenho amigos e companheiros. Existem as coligações, que nos fortalecem. Não devo esquecer os familiares e, muito especialmente, o candidato a prefeito. O resultado é a soma de inúmeras circunstâncias. Enfim, ninguém faz nada sozinho na política. Dentro do partido fui o escolhido, após a realização de uma pesquisa para a indicação do vice na coligação. Quanto ao carinho e a confiança, deve ter relação com a lealdade e o respeito com que me relaciono com as pessoas”.

Em relação às urnas, o senhor esperava essa votação recebida? Como foi a campanha? Já dava para imaginar essa votação?

Juarez Stein – “Eu, particularmente, não esperava um apoio tão consistente. Quanto à campanha, tudo tem mudado muito. Em alguns municípios próximos, nem os comícios vingam mais. Realizamos diversos encontros. Compareciam 25, 30, 40 pessoas; em um e outro, cerca de 90, 100 pessoas. Ou seja, a campanha migrou para as redes sociais”.

“Realizamos um encontro final, um comício de encerramento de campanha. Foi positivo. Mas, sinceramente, tudo mudou muito! A propósito, outra coisa que me surpreende, é a falta de interesse de muitas pessoas em participar do processo. Não dá para esquecer: ”A vida acontece no município!”

Quais são os 3 pilares ou 3 bandeiras que vai defender em 2025 no novo governo? Alguma luta em especial?

Juarez Stein – “Vou me ater a um pilar, de imensa abrangência. O Poder Público (Executivo, Legislativo e Judiciário) exige, o tempo todo, um mundo de coisas do cidadão, do contribuinte. Para exemplificar, exige-se projeto de construção, pagamento de IPTU, de IPVA, de ITBI, taxa de coleta de lixo, certidões etc”.

“O estado sustenta que precisa arrecadar para manter funcionando todas as atividades nas quais está envolvido. Perfeito! Quem gera, quem produz o tributo, quem empreende na indústria, no comércio? Quem paga, no dia a dia, tributos para manter a máquina funcionando? O cidadão.  É o contribuinte, ao cabo, que paga os nossos salários, as nossas aposentadorias. Logo, ele deve ser o centro das nossas atenções. Somos servidores públicos. No estrito cumprimento da lei, devemos, precisamos fazer o melhor, com eficácia e celeridade, pelas pessoas, pelo ser humano. Tenho sempre presente essa preocupação”.

Como será o trabalho como vice? Pretende assumir alguma secretaria neste mandato?

Juarez Stein – “Já conversei com o Prefeito. Devo continuar na condição de vice-prefeito, instalado ao lado do Protocolo, na entrada da Prefeitura. Quero continuar cumprindo a mesma jornada de trabalho dos demais servidores”.

A Sr. já havia concorrido outras vezes, quais foram os cargos eletivos em quais anos? Dentre todos, algum com carinho especial? Alguma eleição que tenha sido especial, seja pelo número de votos ou algum outro motivo?

Juarez Stein – “Fui eleito vereador em duas ocasiões (1983 – 1992). Foram 10 anos atuando na Câmara Municipal. Fui eleito duas vezes como vice-prefeito (1993 até 1996 e de 2021 até 2024). Foram oito anos na condição de vice-prefeito. E, fui eleito duas vezes como prefeito (1997 – 2004). Foram outros oito anos. E, agora, fui eleito para ocupar o cargo de vice-prefeito para o período de 2025 – 2028). Na segunda eleição a vereador (1989 – 1992), alcancei a maior votação entre os candidatos”.

O futuro político do Juarez, muito cedo para perguntarmos?
Juarez Stein – “O Juarez quer continuar a ser a mesma pessoa, leal aos seus princípios e convicções; verdadeiro e comprometido com as reais necessidades da comunidade”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário