Conecte-se conosco

Região

Voluntários de Dois Irmãos e S. M. do Herval vão até o Vale do Taquari ajudar as famílias atingidas pelas chuvas

10/09/2023 - 19h10min

Atualizada em 10/09/2023 - 19h30min

Grupo de voluntários de Dois Irmãos que foi a Muçum (FOTO: Mariana Giacomet/PMDI)

Por Cleiton Zimer

A tragédia que atingiu o Vale do Taquari foi sem precedentes. Até a manhã deste domingo já estavam sendo contabilizadas 43 mortes, além de 46 desaparecidos em decorrência das enchentes.

Recomeçar é difícil para os moradores, pois em muitos lugares não sobrou nada. O que gera um pouco de acalento às pessoas daquela região é saber que não estão sozinhas e, para tanto, centenas de voluntários de todo o Estado estão indo até os locais para ajudar, inicialmente, na limpeza – para que depois se possa reconstruir.

Voluntários de Dois Irmãos e Santa Maria do Herval fazem parte destes mutirões. Eles saíram na madrugada de sábado (9) e foram para o Vale, ficando o dia inteiro trabalhando em meio aos destroços, lama, e também às lágrimas. Fizeram muito, mas ainda há muito mais a ser feito.

O pedido para que as pessoas ajudem segue. Portanto, quem puder se organizar em grupos de amigos e, ao longo da semana, ir até as cidades ESPECIFICAMENTE PARA TRABALHAR, pode fazê-lo.

Voluntários de Dois Irmãos foram para Muçum

De Dois Irmãos, partiu um grupo de 80 pessoas em dois ônibus da Wendling, em parceria com a Prefeitura. Além disso, diversos outros foram por conta própria. Eles foram direcionados para a cidade de Muçum, uma das mais atingidas – e que já soma 16 óbitos.

Estar lá, ver, é impactante. Quando chegamos muitos estavam chorando, emocionados. Durante o dia tentamos ajudar as pessoas, mas vemos que pegou muito forte, todos têm algum conhecido, vizinho que acabou morrendo”, disse Mauro Hahn.

Ele enfatizou que as pessoas seguem precisando de muita ajuda. “Fizemos algumas coisas, mas falta muito ainda. Pior de tudo são as vidas, as histórias tristes. De tarde me falaram que acharam uma criança num bueiro, próximo de onde a gente estava.”

Hervalenses ajudaram em Roca Sales

Voluntários de Santa Maria do Herval que foram a Roca Sales

 

Voluntários do Teewald foram através de transporte disponibilizado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social – e direcionados para ajudar as famílias de Roca Sales, onde encontraram tudo devastado. A cidade já soma 10 mortes.

No início da manhã havia muita chuva e eles trabalharam nos galpões separando donativos. Depois o clima começou a cooperar e passaram a atuar na limpeza de ruas, casas e comércios. Mas o cenário relatado por eles é devastador.


“Tudo demolido, sujo, quebrado e estragado”


Não dá para ver nem 10% na TV de como está aqui. Acho que o pior vai vir depois ainda, aqui não tem mais nada. Levou centro, bairro. Tudo demolido, sujo, quebrado e estragado”, disse Everson Fabiano Hoff, o Russo, pedindo para que todos rezem pelas pessoas de lá.

Imagem enviada de Roca Sales pelos hervalenses

“A cidade está destruída”

A moradora Noeli Vier disse que só quem está lá consegue realmente acreditar no que está acontecendo. “As pessoas não têm mais nada, só choram. Muitas casas não tem luz, água, é triste demais”, relatou, dizendo que muita gente não tem mais onde morar. “As casas que não foram embora estão condenadas. A cidade está destruída.”
Noeli disse também que, assim como eles, havia muitas pessoas vindo para ajudar. “Têm muita gente ajudando, tinha ônibus e mais ônibus chegando de voluntários.

Centenas de produtos doados

Desde que a tragédia aconteceu tem sido grande a mobilização para ajudar, cada qual da sua maneira. Além dos voluntários que foram até as cidades no sábado, outros têm destinado doações – alimentos, água, produtos de limpeza, higiene, roupas, móveis.

Em Santa Maria do Herval, produtos foram levados até o Cras e escolas municipais. Empresas também disponibilizaram caminhões e donativos já foram levados. Quem quiser, pode doar nesta segunda-feira (11) ainda – tanto nas escolas como no Cras (das 7h30 às 17h).

Em Dois Irmãos também teve diversas doações que foram levadas pela comunidade até a Escola 10 de Setembro. Ainda no feriado de quinta-feira um caminhão saiu levando os produtos – principalmente roupas, fraldas, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, alimentos e água.

Governo cria chave PIX para receber doações

O governo do Estado criou a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul, para receber doações em dinheiro daqueles que quiserem ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nesta semana. Foi estabelecida uma chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38) que já está disponível para que empresas e pessoas físicas possam repassar qualquer valor de forma segura, em um canal oficial. O anúncio da criação da conta foi feito pelo governador Eduardo Leite, no sábado (9/9), nas redes sociais. 


• PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Os valores serão geridos pelo Estado em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária. A medida busca disponibilizar um canal seguro para canalizar as doações, que serão aplicadas de forma transparente, com auditoria e fiscalização do poder público. Podem ser feitas doações de qualquer valor.

Mortes em 11 cidades

– Cruzeiro do Sul: 5
– Encantado: 1
– Estrela: 2
– Ibiraiaras: 2
– Imigrante: 1
– Lajeado: 3
– Mato Castelhano: 1
– Muçum: 16
– Passo Fundo: 1
– Roca Sales: 10
– Santa Tereza: 1

Os 46 desaparecidos são de:
– Arroio do Meio: 8
– Lajeado: 8
– Muçum: 30
*3.130 pessoas foram resgatadas.

*Conforme boletim atualizado na manhã de hoje pela Defesa Civil, foram afetados 88 municípios, atingindo 150.341 pessoas. 3.798 seguem desabrigadas, 11.642 desalojadas. 224 feridos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.