Conecte-se conosco

Região

Wendelino Kinzel: “Senhor das Gaitas” recebe homenagem na Câmara de Picada Café

01/12/2025 - 08h17min

Picada Café – A Câmara de Vereadores prestou homenagem ao ilustre morador Wendelino Silirio Kinzel na semana passada. Aos 88 anos, muito ativo, o “Senhor das Gaitas”, como é conhecido, mantém um acervo de 270 instrumentos de fole. A Moção de Reconhecimento enaltece a trajetória do aposentado que dedicou mas de 80 anos a música.

TRAJETÓRIA

Seu Wendelino nasceu no em 28 de março de 1937 na cidade de Montenegro, onde passou os primeiros anos de vida na Linha Francesa, Distrito de Barão, vindo a se mudar aos 5 anos para Santa Rosa, onde permaneceu trabalhando como colono até 1954. No ano seguinte, teve o seu primeiro contato com o acordeon, instrumento tocado pelo pai que era músico, sendo que em 1957 passou a integrar o CTG Sepé Tiaraju como acordeonista das danças folclóricas da invernada. Devido à crise econômica da região, em 1959 mudou-se com a família para Porto Alegre, sendo convidado para participar como acordeonista no CTG Sentinela do Rio Grande. Foi convidado para participar de diversos CTGs, como o 35 CTG, Tiaraju, Mangrulhos, Lenço Branco entre outros. Em 1963 registrou-se na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). Sempre buscou a preservação da música, usos e costumes da cultura gaúcha, tendo se apresentado em programas de rádio e televisão, clubes sociais e esportivos, teatros e entidades diversas sempre divulgando a cultura gaúcha.

COLEÇÃO HOJE EM UM MUSEU

Com o passar do tempo, começou a colecionar instrumentos, onde criou acervo aproximado de trezentos ao todo. Ao colecionar, afinar, restaurar e reformar instrumentos, dos quais ganharam mais espaço os instrumentos de fole, ele ficou conhecido como o “Senhor das Gaitas”. Atualmente, com oitenta anos, já com limitações próprias da idade, decidiu transferir o acervo para o museu do fole musical em Caxias do Sul, sob os cuidados de seu amigo e também músico Jean Pierre que cuida da manutenção e preservação de cada peça. “É uma honra conhecer sua trajetória de vida, alguém que levou a cultura gaúcha e a música a tantos lugares por meio do acordeon”, descreveu a vereadora. A Moção teve o apoio de todos os vereadores. Franciele Simon Dielh lembrou que em setembro seu Wendelino foi homenageado no Museu Mãos Mágicas. Já Patrícia Fenner afirmou que “foram 80 anos muito participativos”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.