Notícias
RS pode ter até 200mm de chuva em dois dias e superar média histórica de junho
Depois de uma sexta-feira (27) de tempo firme, o Rio Grande do Sul se prepara para um final de semana com previsão de muita chuva. Conforme a Climatempo, os volumes podem variar entre 100 milímetros e 200 milímetros em algumas regiões, com risco de transtornos.
O dia começou com temperaturas baixas, geada em várias áreas e predomínio de sol entre nuvens, graças ao avanço de uma nova massa de ar frio e seco. Em cidades como Bagé, na Campanha, os termômetros marcaram mínimas próximas de 2°C. Já na Serra, em Caxias do Sul, a variação deve ser entre 8°C e 17°C. Na Capital, a sexta terá mínima de 7°C e máxima de 14°C.
Esse cenário, porém, é temporário. A partir da manhã de sábado (28), a chuva já deve atingir com força as Missões e o Noroeste Gaúcho, estendendo-se ao longo do dia para outras regiões. Há previsão de pancadas acompanhadas por raios, ventos e até eventual queda de granizo.
Segundo a Climatempo, os maiores volumes devem se concentrar entre as Missões, Norte, Serra e Litoral Norte, onde os acumulados podem chegar a 200mm até domingo (29). Em Porto Alegre, a previsão é de até 200mm em dois dias, superando a média histórica de junho, que é de 115mm.
Também há alerta para possíveis transtornos na Região Metropolitana, Costa Doce, Litoral Médio, Oeste e Região Central. A preocupação é ainda maior devido ao nível do Guaíba, que já vinha alto após as chuvas dos últimos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta de geada para a madrugada de sexta-feira, especialmente na Campanha e em partes do Sul e Oeste. Depois disso, com a chegada da chuva, as temperaturas tendem a se manter mais amenas.
A orientação é que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e esteja atenta a possíveis avisos da Defesa Civil.
