Notícias
Saiba o que dizem os Correios sobre agência da região que pode fechar

Por Cleiton Zimer
A agência dos Correios localizada em São José do Hortêncio enfrenta uma ação de despejo cumulada com cobrança de aluguéis em atraso, em razão do não pagamento dos valores locatícios referentes aos últimos meses. Apesar disso, o atendimento ao público segue ocorrendo normalmente.
Conforme a advogada Merlim Rebelatto, representante legal dos locadores (OAB RS 99.522), o processo judicial já foi regularmente distribuído e os Correios foram formalmente intimados para apresentar resposta. Segundo ela, a inadimplência ultrapassa seis meses. Os valores devidos não foram informados. A intimação ocorreu na terça-feira (27), com prazo de 30 dias, período após o qual a ação de despejo poderá ser executada, caso não haja regularização.
Em resposta encaminhada à reportagem na quinta-feira (29), os Correios informaram que a agência localizada na Avenida Mathias Steffens, 3672, sala 02, permanece aberta e atendendo a população normalmente. Segundo a empresa, as negociações para regularizar os pagamentos já estão em andamento e não há previsão de desocupação do imóvel.
Os Correios também afirmaram que o serviço de entrega domiciliar de mensagens e encomendas segue ocorrendo de forma regular no município.
A situação vem gerando preocupação quanto à continuidade da prestação do serviço postal em São José do Hortêncio, considerado essencial para a população local, especialmente idosos, pequenos empreendedores e moradores em geral.
Casos semelhantes já foram registrados na região. Em outubro do ano passado, uma agência de Ivoti foi fechada pelo mesmo motivo. Em Dois Irmãos, após 16 meses de inadimplência, os valores em atraso foram quitados somente após o ajuizamento de ação judicial com pedido de desocupação.