Notícias

Santa Catarina: tornado deixa rastro de destruição e Estado contabiliza prejuízos

15/08/2020 - 11h25min

Até o momento Defesa Civil estima que 830 pessoas estão desabrigadas e 16 feridas

Na noite desta sexta-feira, 14, um tornado atingiu Santa Catarina e deixou um rastro de destruição em ao menos seis municípios. De acordo com a Defesa Civil, que ainda faz o levantamento dos prejuízos, já são 16 feridos, 830 desabrigados e 115 desalojados.

Um total de 4.245 unidades habitacionais foram afetadas, além de 65 instalações particulares e outras 40 públicas. Mais de 5% das unidades consumidoras estão sem energia elétrica.

Em Água Doce, 700 imóveis tiveram o telhado atingido com a ventania e outras 25 casas ficaram destruídas. Imagens mostram queda de árvores sobre vias e carros, caminhões tombados e o centro da cidade devastado, com muitos fios expostos, vidros de estabelecimentos quebrados e entulho. Na cidade, 11 pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave.

Em Catanduvas, 235 casas foram destelhadas e duas ficaram destruídas. Em Ibicaré, duas igrejas e dois pavilhões foram danificados com a passagem do tornado, que atingiu três comunidades do interior.

O município de Tangará foi fortemente atingido e 90% das casas foram danificadas. Em todos os bairros houve destelhamento, inclusive em empresas. Em Vargem Bonita, a mesma destruição foi verificada em cerca de 1.300 casas.

A chuva é forte na região e há previsão de novos temporais ao longo do fim de semana. O oeste do estado é o mais atingido. Em Santa Rosa de Lima, em cinco horas, choveu 71 milímetros. Em Petrolândia, foram outros 66 milímetros entre 21h de sexta e 2h deste sábado. A Defesa Civil está recebendo itens de doação para ajuda humanitária aos desabrigados.

Créd. Correio do Povo

Sair da versão mobile