Notícias
Santa Maria do Herval: a política na vida de Nestor Schaumloeffel

A ligação com a política sempre foi algo presente na vida da família do professor aposentado e ex-vereador Nestor Rodolfo Schaumloeffel. Filho do ex-prefeito de Santa Maria do Herval, Willy, Nestor ocupou o cargo de vereador entre 1971 a 1974, isso ainda no tempo em que a região de Herval era somente um distrito de São Leopoldo. O irmão dele, João Luís também já ocupou cargos políticos e a sobrinha, Mara, atualmente é a prefeita do município. Sempre disposto a colaborar, Nestor afirma que nunca ajudou um próximo pensando em autopromoção. “A ideia era sempre estender a mão a quem precisasse e quisesse apoio em algo”, disse. Ainda na década de 70 obteve sua eleição contabilizando um total de 363 votos.
O então distrito tinha bastante representatividade na composição de governo com quatro nomes. “O Herval tinha quatro vereadores, São José do Herval tinha um, a região de Morro Reuter dois e Dois Irmãos também tinha dois”, relembra. A dedicação de Nestor pensando em ajudar a comunidade pode ser descrita com uma série de trabalhos que desenvolveu junto a diferentes entidades. “No ano de 1983 fomos morar em Dois Irmãos para nossa filha conseguir fazer o segundo grau. Cheguei a ser secretário da Câmara e trabalhei ainda na sociedade Atiradores. Eu trabalhava muito de casa. Na época em que fui vereador ainda não tinha a subprefeitura e manutenções de estradas eram as reivindicações mais comuns”, explica.
Filho de comerciantes, Nestor recorda com saudosismo de muitas histórias vividas. “Nós chegamos a ir de caminhão em uma turma para participar de um comício de noite em São Leopoldo. O caminho era todo de estrada de chão”, recorda aos risos. O perfil do pai Willy teria sido fundamental para que a política seguisse presente na família. “A influência do meu pai foi fundamental para isso. Ele era muito político. Sempre que vinha alguém comprar algo ele ficava conversando com a pessoa por bastante tempo”, cita Nestor. O estabelecimento comercial era uma referência e oferecia uma diversidade de produtos. Nestor é pai de oito filhos.
Ex-prefeito Willy
Quando Willy Fernando Schaumloeffel exercia a função de sub-prefeito do distrito, em Boa Vista, o prefeito de São Leopoldo, onde o Teewald pertencia, era o coronel Theodomiro Porto da Fonseca, que dava nome a uma antiga escola multisseriada aqui no Herval. A imagem é do Correio de São Leopoldo, jornal dos anos de 1930 e 1940 que circulava na comarca.
Foto: Reprodução
Composição da legislatura no começo da década de 70. Nestor é o quinto vereador posicionado da direita para a esquerda
Um dos comícios realizados durante o período de campanha eleitoral