Conecte-se conosco

Notícias

Santa Maria do Herval terá nova sede para a Prefeitura

01/07/2025 - 10h34min

Atualizada em 01/07/2025 - 11h58min

Prédio fica na rua Almiro Closs, 75, no Centro (FOTO: Reprodução Google Maps)

Santa Maria do Herval deverá contar com uma nova sede para a Prefeitura nos próximos anos. Nesta semana, o prefeito Gilnei Capeletti (MDB) assinou o decreto de desapropriação de um prédio localizado na Rua Almiro Closs, que, segundo apurado, será o futuro Centro Administrativo do município.

O imóvel, que estava desocupado há cerca de 20 anos e inicialmente foi projetado para ser um hotel, passará por reformas para atender às necessidades do Poder Executivo. Conforme o prefeito, a estrutura do local é ampla e adequada para receber as equipes de trabalho e o atendimento ao público.

Atualmente, em alguns setores, temos quatro pessoas trabalhando em uma sala, junto com atendimento ao público. Além disso, queremos eliminar alguns aluguéis”, destacou Gilnei Capeletti.

Processo de aquisição envolverá troca por terrenos públicos

A desapropriação foi feita com base em um laudo de avaliação, e a notificação com a proposta de aquisição deverá ser enviada ao proprietário ainda nesta semana. A proposta prevê que mais da metade do valor seja quitada com a entrega de oito terrenos de propriedade da Prefeitura, que atualmente não têm serventia para finalidades públicas.

Por se tratar de uma operação envolvendo bens públicos, o projeto precisará ser aprovado pela Câmara de Vereadores. O Legislativo deverá deliberar sobre o uso dos terrenos como parte do pagamento.

Atual sede seguirá em uso com novas funções

O atual prédio da Prefeitura continuará sendo utilizado, mas passará por adequações. A intenção, segundo o prefeito, é concentrar no local algumas secretarias que hoje ocupam espaços alugados, gerando economia para os cofres públicos.

Gilnei Capeletti reforça que a medida é necessária diante da crescente demanda por espaço, causada, em partes, pelo aumento de questões burocráticas, e melhores condições de trabalho para os servidores e atendimento da população. Ele também garante que todo o processo está sendo planejado de forma a não gerar dívidas para o município.

Estamos estruturando tudo para que não haja ociosidade financeira. Não será feito nenhum endividamento para realizar a mudança para o novo Centro Administrativo”, frisou o prefeito.

Sem data definida, mas com expectativa de conclusão até 2028

Ainda não há uma data definida para que a nova sede esteja pronta para uso. Após a formalização da desapropriação e a conclusão dos trâmites legais, serão necessárias reformas estruturais, incluindo ajustes na parte elétrica, antes da mudança definitiva.

A expectativa da administração municipal é concluir todo o processo ainda dentro do atual mandato, ou seja, até 2028.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.