Notícias
Santa Maria do Herval vai decretar situação de emergência
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – O Município está se preparando para, nas próximas horas, decretar situação de emergência por conta da estiagem, juntando-se, assim, às 317 cidades do Rio Grande do Sul que estão enfrentando dificuldades em decorrência da seca. A confirmação foi dada pela prefeita Mara Stoffel (PDT). A documentação da Secretaria da Agricultura e Emater já foi encaminhada.
Sim, choveu nos últimos dias. No entanto isso não reverte o quadro de prejuízos. “Tivemos um total, entre semana passada e essa semana, com mais de 100 mm de chuva. Então, com certeza, amenizou a questão quanto às lavouras, mas as perdas e os danos causados pela estiagem permanecem”, explica o secretário de Agricultura, Jaime Morschel.
Os principais prejuízos foram nas culturas do feijão e milho – plantados mais cedo. “E isso não tem mais volta”, afirma Morschel. Já as lavouras mais recentes – e que estão começando a ser cultivadas agora – estão em dia.
Quanto a questão da água o secretário destaca que a situação segue crítica. “Estamos ‘empurrando com a barriga’. Aliviou um pouco, mas precisa chover mais, os reservatórios deram uma pequena reagida mas não chegaram a repor os poços, cacimbas, açudes, enfim. Então estamos segurando, mas o problema da estiagem ainda não acabou, precisamos de mais água, ainda mais, por causa dos nossos reservatórios dos aviários, estufas.”
Nas últimas semanas o Município trabalhou arduamente para conseguir levar água potável para famílias em diversas localidades, assim como para consumo animal – tal qual aviários e gado, por exemplo. Além disso, tiveram que abastecer estufas de moranguinhos e abrir poços.