Notícias
São Leopoldo decreta estado de alerta pelo coronavírus
São Leopoldo – Através de sistema municipal de prevenção, diagnóstico, monitoramento e atenção da secretaria da Saúde, a Prefeitura decretou estado de alerta frente a Pandemia de Covid-19. O sistema detalha indicadores específicos que, além do número de casos registrados na cidade, também apura a eficiência do sistema de saúde em oferecer meios de tratamento à doença.
A secretária apurou que São Leopoldo apresentou crescimento considerável no número de casos ativos em uma semana, atingindo uma taxa de aumento superior a 40%. Na quinta-feira retrasada, dia 4, o município tinha 302 casos confirmados da doença e 229 recuperados, ou seja, 73 pacientes com vírus ativo. Uma semana depois, em novo levantamento foram constatados 399 casos confirmados e 291 recuperados, totalizando 108 casos ativos.
Com o aumento no número de casos, a Prefeitura projeta que possibilidade de ocupação dos leitos intensivos, reservados para combate doença na Fundação Hospital Centenário, possa chegar a 60%.
Em nota, a secretaria da Saúde explica que “a taxa de lotação da UTI covid-19 no Hospital Centenário chegou a 70% dos leitos disponíveis. Dos 7 pacientes internados na área intensiva, 2 possuem diagnóstico confirmado para coronavírus; 5 aguardam resultado de teste RT – PCR , estando um destes em ventilação mecânica”. Apenas na sexta-feira, 12, o município confirmou 31 novos casos, o maior número absoluto em um único dia desde o início da pandemia para a cidade.