Notícias

Sargento Valdir deixou saudades junto à comunidade de Estância

18/06/2021 - 16h06min

Estância Velha – Mais do que um PM, o Sargento Valdir Rodrigues dos Santos foi um cidadão a serviço da comunidade. Sua dedicação pela BM foi além da farda e das ações pela guarnição. Mas sua trajetória em meio aos seus entes queridos e aos amigos teve fim no dia 31 de maio, com sua passagem após ter sido acometido por um AVC e suas complicações, o coração parou. Seu falecimento aos 56 anos, em virtude da pandemia e da rapidez como ocorreu, não deu oportunidade à população de se despedir e homenagear quem tanto fez pelo município.

Dias após a partida, a Câmara de Vereadores dedicou um momento especial para homenagear o policial militar da reserva, que tanto contribuiu e saudosas lembranças deixou. Familiares foram convidados e participaram da menção.

Nesta edição fica uma homenagem póstuma a este cidadão que honrou a farda, suas atribuições sociais, a família, os amigos e toda uma população que acompanhou sua dedicação ao Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência).

 

Trajetória

Aposentado na reserva como 2º Sargento da Brigada Militar, Valdir serviu em Estância Velha na 4ª Cia do 32º BPM por 30 anos. Chegou ao município atuando como soldado, exercendo funções tanto no administrativo como no ostensivo, em patrulhamento, ocorrências, motorista de oficiais, operador da sala de rádio e operações, foi também chefe de seção de trânsito.

 

Proerd

O filho Matheus Zwicker dos Santos, lembra que pelo perfil e histórico profissional, o pai foi convidado a ser instrutor do PROERD ministrando curso e formando inúmeras crianças e jovens da rede escolar municipal. Sua passagem pelo programa ocorreu de 2000 a 2012, passando então a ser responsável pela coordenação do Proerd no município. Em 2013, se aposentou para a reserva.

Sua dedicação, carisma e comprometimento com o programa, o tornaram uma pessoa marcante e inesquecível para todos que passaram pelas turmas do Proerd. Tanto que seu falecimento causou comoção e a manifestação posterior da comunidade nas redes sociais.

Além de muito contribuir com a sua trajetória profissional na BM, atuou como Cristão das Igrejas Quadrangular e Evangélica Encontros da Fe, além de muito contribuir com o CTG Serigote.

 

 

Família

No próximo dia 20 de junho, o sargento Valdir comemoraria 57 anos, com certeza rodeado de todos que tanto amou, amigos e família. Ele deixou enlutados a esposa Márcia Inês Zwicker dos Santos, os filhos Matheus Zwicker dos Santos, Michelle Zwicker dos Santos, a nora Aimée Chaves Zwicker, o genro Diego Stoffel, o neto Conrado Zwicker Stoffel, 5 irmãos, sobrinhos, familiares e uma legião de amigos.

 

Sair da versão mobile