Notícias
Secretaria de Saúde de Morro Reuter considera positivo o ano de 2022
Por Hermes Reich
Pasta totalizou 39.759 consultas médicas para os moradores
De acordo como a secretária municipal de Saúde e Assistência Social de Morro Reuter, Ana Paula Viebrantz, o ano de 2022 foi de retomada da normalidade pós-pandemia de Covid-19, mas também de muito trabalho e de muitas conquistas para a saúde do município.
“A gente vem de uma pós-pandemia, onde muitas das doenças ficaram represadas. Os pacientes ficaram praticamente dois anos sem poder fazer a consulta de rotina, sem ter o acompanhamento da sua doença. Em 2022 as coisas começaram a voltar a sua normalidade, foi um ano de muito trabalho e conquistas.”
A Secretaria de Saúde possuiu um eficiente Centro de Especialidades, com profissionais qualificados nas áreas de traumatologia, urologia, psiquiatria, psicologia, pediatria, clínico geral (24h), enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos profissionais de ambulância que são capacitados em atendimentos de APH e BLS. A estrutura também conta com respiradores, leito de observação e sala de emergência.
Consultas
A secretária Ana conta que a quantidade e a qualidade dos serviços ofertados melhoraram muito no último ano. Em 2022, foram quase 40 mil consultas realizadas e incluídas novas especialidades médicas, entre elas: urologia, traumatologia, cardiologia e neuropediatria.
Somente com clínico geral foram mais de 14 mil consultas, com pediatra mais de 2.000 e especializadas também mais de 2.000. Na ESF do Centro e interior foram 5.000 consultas realizadas e atendimentos de enfermeiros 2.944.
“Estamos elaborando novos projetos terapêuticos e aumentando as opções de tratamento, além de remédios e farmacológicos, como os chás, a quiropraxia e o pilates. Além disso, temos a academia de saúde que acontece em cinco bairros e no início de fevereiro também contemplará o bairro Picada São Paulo.”
Ana esclarece que as especialidades de alta complexidade são encaminhadas a Canoas, porém o primeiro atendimento é realizado na própria Unidade.“A equipe de enfermagem está totalmente preparada para realizar os primeiros socorros. Nos casos graves o grupo já faz o contato com a referência e encaminha o paciente para uma atenção especializada. A gente trabalha no sentido de minimizar o sofrimento e danos na saúde do paciente.”
Atenção à saúde do idoso
A Secretaria de Saúde do Município também investiu no RBC – Rede Bem Cuidar, sendo o foco principal os idosos. A pasta tem por objetivo integrar essas pessoas e verificar a situação em que se encontram através da apuração do risco de saúde, quanto das atividades de vida diária elas estão conseguindo realizar e a questão da medicação.
“Trabalhar com o médico da família e toda a equipe para atender melhor os idosos; realizar uma avaliação mais específica de cada um deles; intensificar as visitas domiciliares e atender as pessoas com dificuldades de locomoção; essa é a nossa proposta”, destaca a coordenadora de enfermagem, Carolini Korb.
Também tem as ações da Assistência Social através do CRAS – uma equipe formada por nutricionista, psicólogo, assistente social e coordenadora -, que tem desenvolvido diversas oficinas terapêuticas, além das capacitações do próprio Centro de Referência em parceria com o Senai, onde o aluno recebe certificado de capacitação.