Conecte-se conosco

Notícias

Semana será de observar chuva de meteoros na região

03/05/2021 - 10h14min

Meteoro registrado ao sudoeste do RS sobre o mar na noite do último dia 1º (Créditos: Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung)

Região – Nesta semana, os moradores da região poderão acompanhar um verdadeiro espetáculo no céu. É a chuva de meteoros Eta Aquáridas, cuja maior intensidade deve ocorrer entre a noite da próxima quarta, 5, e quinta-feira, 6, caso o clima colabore. “Aqui no Hemisfério Sul, a taxa de meteoros visíveis é maior que no hemisfério Norte, com previsão para até 50 por hora”, salienta o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara.

De acordo com ele, esta chuva de meteoros está associada aos detritos do Cometa Halley, conhecida pela alta velocidade de seus meteoros, podendo chegar a 66 quilômetros por segundo (km/s), ou 237.000 km/h. “Estes meteoros normalmente deixam um rastro brilhante no céu por vários segundos”, diz o professor. O Halley aparece na Terra a cada 75 anos – a passagem anterior foi em 1986, e a próxima será somente em 2061.

Se não chover ou ficar nublado, deve ser possível visualizar a chuva de meteoros a olho nu. Para melhor observá-los, deve-se olhar na direção leste, onde o sol nasce, por volta das 2 horas da madrugada, mas eles poderão ser visualizados antes, à noite.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.