Destaques
Sérgio e Léo pedem para deixar investigação da CPI do hospital
Dois Irmãos – Com liminar da justiça, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) irá investigar os recursos do Instituto Vida, que administra o Hospital São José até quinta-feira, dia 15. Os trâmites legais já estão em andamento. A comissão é formada por três vereadores e, na sessão desta segunda-feira, sofreu alterações de integrantes. Sérgio Fink (MDB) e Léo Buttenbender (PSB), que haviam sido escolhidos para integrar a comissão ao lado de Joracir Filipin no mês passado, antes da CPI ser invalidada e ele conseguir recurso na justiça para dar andamento, pediram para deixar a investigação. Léo justificou que a escola em que atua está com três professores de licença e, como ele terá que auxiliar nas substituições, não terá tempo para se dedicar ao trabalho de ouvir testemunhas e fazer relatório. Sérgio também renunciou e justificou que seu nome foi escolhido pelo partido e não por ele, que estava em licença saúde no dia da votação. Além disso, outro motivo é o seu requerimento, que solicitava não somente a investigação dos recursos do ISEV, mas das administrações desde 2011, ter sido reprovado na sessão da semana passada. Paulinho Quadri (MDB), que seria o primeiro suplente de Sérgio, também não quis participar. Quadri relatou que foi contra a abertura da CPI e, por este motivo, não irá integrar a comissão.
Com o pedido de saída dos dois e com a recusa de Quadri, assumirão os trabalhos os vereadores Mauro Hahn (MDB) e Paulo Fritzen (PT). Inicialmente, a comissão tem 120 dias para apresentar relatório, podendo, através de requerimento aprovado, prorrogar por mais 60 dias.
REUNIÃO – A primeira reunião da comissão para instaurar a CPI acontecerá hoje, às 13 horas, na Câmara de Vereadores. Filipin, Fritzen e Mauro irão se reunir para eleger o presidente, vice-presidente e relator e também para direcionar os próximos passos da investigação. “A minha ideia, mas será discutido com os demais integrantes, é que primeiro a gente reúna toda a documentação e saiba de como está a situação financeira do ISEV. Após isso, vamos definir os próximos passos”, disse Filipin.