Notícias

“Sete anos após a rasteira que tomei”; Félix é o presidente da Câmara de Herval em 2024

13/12/2023 - 15h24min

Atualizada em 13/12/2023 - 15h33min

Daiane secretária. Félix presidente. Paulo vice. (FOTOS: Cleiton Zimer)

Ele foi eleito por unanimidade; assim se cumpre acordo firmado em 2020

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Félix Alles (PDT) é o presidente da Câmara de Vereadores em 2024. Ele foi eleito por unanimidade na noite de terça-feira (12), última sessão do ano antes do recesso – retornando em 6 de fevereiro.

Desta forma se cumpre o acordado da atual coligação, em que os mais votados de cada partido assumiriam a presidência: Diego Joel Lechner (PDT) – 2021, Cleidir Arnold (MDB) – 2022, Leandro Lechner Kich (PSB) – 2023 e, agora, Félix.

Jogada política mudou o rumo

Em 2017 o parlamentar foi o mais votado. E, como rito tradicional, seria ele a assumir a presidência em seu primeiro mandato.

Mas através de uma estratégia política quem assumiu foi Germano Seger, o Posch (PMDB), que integrava a coligação do governo mas, ao ser eleito, se aliou à oposição com a condição de ser o presidente.

Com Posch, a oposição formou maioria, elegendo-o à presidência no primeiro ano da legislatura – o que também impactou nos quatro anos da gestão. Posch não se reelegeu em 2020.

Sete anos após a rasteira que tomei, merecidamente hoje estamos aqui”, alfinetou Félix. Paulo Henrique Kaefer (PSB) será seu vice e Daiane Kunzler (MDB) a secretária.

“Não adianta trazer promessas infundadas”

Em sua fala, Félix disse que está começando um novo ciclo “que deveria ter se iniciado em 2017. Mas por uma questão do destino, hoje estamos aqui, honrando e certamente com muita ética, trabalho e confiança, dando continuidade ao trabalho que essa Câmara faz pelos hervalenses”.

O presidente frisou que vão trabalhar contra desinformações e politicagens, antecipando a campanha eleitoral que está por vir. “Não adianta trazer promessas infundadas, que não foram cumpridas no passado, e que agora vem a tona.

Félix agradeceu os votos recebidos e teceu críticas em seu discurso

MUNICÍPIO ATRASADO 15 ANOS

Parabenizou a prefeita Mara Stoffel (PDT) e o vice Gilnei Capeletti (MDB), definindo-os como a dupla das grandes obras. “Infelizmente o município está atrasado 15 anos, mas aos poucos, com essa Câmara e Executivo trabalhando a todo vapor, estamos conseguindo recuperar vários anos perdidos.

Félix afirmou estar feliz por fazer parte do atual grupo. “No que depender de mim terão um parceiro, amigo, um presidente trabalhando e legislando pelo bem comum de todos.”

 Enalteceu Leandro

Alles destacou o trabalho de Leandro Lechner Kich (PSB) que presidiu a Casa em 2023. “O trabalho que começou, indo visitar as comunidades, foi muito positivo. Vamos seguir fazendo.

DIFICULDADES

O parlamentar reconheceu as dificuldades que o município vem enfrentando com os períodos de estiagem e, agora, de chuva demasiada – afetando o setor de Obras. “São retrabalhos. Principalmente na questão de finanças.

Disse que, mesmo assim, o 13º salário está pago para todos os servidores. “Que em outros anos não foi pago final do ano e o prefeito subsequente teve que fazer o pagamento.”

Sair da versão mobile