Notícias
Setor calçadista de Santa Maria do Herval teve aumento nas exportações em 2022
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – O setor calçadista de Santa Maria do Herval sempre foi um destaque no Município, gerando emprego, renda e movimentando a economia local com representatividade regional.
Atualmente, de acordo com os dados do Sindicato Calçadista, há 873 funcionários registrados na categoria. No ano teve 207 demissões e 177 admissões até agora.
Ao todo são quatro fábricas, duas da Calçados Wirth, uma da Henrich e uma da Kunzler. Além disso, o Município comporta outro seis ateliers em diferentes localidades.
Neste ano de 2022 as empresas do setor ofereceram vagas de emprego de forma contínua. A falta de mão obra, inclusive, chegou a gerar dificuldades nas esteiras das fábricas para conseguir fechar a produção. Mas, o setor se manteve firme para não atrasar a entrega de pedidos e, assim, com competência, selar sua marca de confiança e credibilidade no mercado.
Ainda conforme o Sindicato, o ano foi de aumento expressivo nas exportações, consequentemente, muitos pedidos e muito trabalho.
Para 2023, de forma geral, os empresários e o próprio setor está cauteloso para fazer investimentos diante da troca e governo e do cenário mundial.
Setor calçadista 2022
– 4 fábricas
– 6 ateliers
– 873 funcionários registrados