Notícias
Somente esse ano Dois Irmãos já registrou 80 casos de maus tratos aos animais
Dois Irmãos – A Vigilância Sanitária reforça que abandono e maus-tratos aos animais são crimes. A chefe do departamento, Edna Monteiro, ressalta que apesar da mídia abordar constantemente a temática dos maus-tratos aos animais, ainda muitas pessoas não se sensibilizaram sobre o assunto. “Antes de adotar um animal, avalie se suas condições de vida possibilitam a chegada de um novo integrante. Você precisa estar ciente que ele viverá por muitos anos e precisará de carinho, atenção, cuidados com a saúde, alimentação e um ambiente adequado para crescer e se desenvolver. Tudo isso exige tempo, condições financeiras e será sua responsabilidade garantir a segurança e o bem estar do animal por toda a sua vida”, disse Edna.
Conforme a Lei Municipal 1.971/2002: “Dispõe sobre o código Sanitário do Município de Dois Irmãos e da outras providências”, o artigo 194 diz respeito: “Os proprietários de cães e gatos deverão manter seus animais em perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem estar, bem como manter os locais de criação ou pátios livres de dejetos ou resíduos que possam ser causa de mau cheiro ou proliferação de insetos”.
No ano de 2019, a Vigilância Sanitária de Dois Irmãos registrou 202 ocorrências de maus tratos. No primeiro semestre de 2020, a Vigilância registrou 80 casos. As denúncias devem ser feitas pelo telefone (51) 3564-8871.