Conecte-se conosco

Notícias

TAXAÇÃO: Empresa que pretendia se instalar em Santa Maria do Herval pausa negociações

06/08/2025 - 08h30min

Santa Maria do Herval

Por Cleiton Zimer

Uma oportunidade importante para Santa Maria do Herval foi interrompida devido ao novo tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Uma empresa de produção de frangos, atualmente instalada na região de São Paulo, estava em negociações para abrir uma unidade no município, mas decidiu suspender o processo.

Segundo o prefeito Gilnei Capeletti, o grupo havia escolhido o Teewald após analisar diversas regiões do Sul. O projeto inicial previa a compra de uma área entre 20 e 40 hectares para a instalação de granjas e criação de frangos, com possibilidade de, futuramente, construir um abatedouro.

As tratativas começaram em maio deste ano e vinham sendo conduzidas por meio de uma imobiliária. “Eles analisaram propriedades em Santa Maria do Herval, gostaram, respondemos um questionário e a resposta foi a confirmação de que o município está apto para receber a empresa. Inicialmente, iriam criar frangos e, futuramente, quem sabe, até abrir um abatedouro. No entanto, com essa questão do tarifaço a empresa decidiu pausar a negociação. Infelizmente. A possibilidade ainda está em aberto, mas depende de como o mercado vai reagir daqui por diante, porque a carne também está inclusa no tarifaço”, afirmou Gilnei.

O nome da empresa não foi revelado. Para a administração municipal, a expectativa era alta, já que o projeto se enquadrava na estratégia de atrair novos investidores para a cidade. Porém, a guerra comercial entre Estados Unidos e Brasil, acirrada com a sobretaxa de 50% sobre diversos produtos – incluindo carnes –, colocou o investimento em compasso de espera.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.