Notícias

Temperatura negativa e forte geada no interior do Teewald preocupa

21/08/2022 - 11h19min

Paisagens se transformaram com o branco (Créd. Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – A semana passada começou com temperatura mais amena, de certa forma elevada – com um pouco de calor. Entretanto, na quinta-feira, 18, a chuva trouxe o frio e, na sexta, quando as nuvens se dissiparam, o dia amanheceu com – 2 ºC no interior do Teewald, como na localidade de Padre Eterno Baixo. Teve geada.

O frio seguiu ao longo do dia e já na noite de sexta havia geada, por volta das 20h30. O ápice foi durante a madrugada de sábado, 20: mais uma vez chegando a marca de – 2 °C, uma geada muito forte cobriu a localidade de branco.

As paisagens se transformaram, possibilitando belos registros. Mas, bonita aos olhos somente: a geada está sendo sinônimo de preocupação na agricultura.

Calor adiantou floração em um mês

De acordo com o secretário de Agricultura, Jaime Morschel, o inverno de maneira geral, além de ter sido chuvoso, foi muito desregular nas temperaturas. “Em junho e julho houve marcas muito altas e isso fez com que a floração das frutíferas, principalmente, se adiantasse em pelo menos um mês”, conta.

Jaime explica que a floração em si não é o problema, entretanto, variedades como ameixas e pêssegos já estão na frutificação e, nestes casos, há prejuízo.

Em pontos mais altos a geada não chegou a danificar as plantas, mas nas mais baixadas sim, tivemos perdas”. O secretário pontua que ainda se sabe a gravidade do problema, o que será levantado ao longo da semana nas visitas às propriedades. “É uma pena, agora só ano que vem de novo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile