Conecte-se conosco

Notícias

Temperatura pode despencar até – 7 ºC no final de semana; saiba o que esperar

27/06/2024 - 17h07min

Atualizada em 27/06/2024 - 17h08min

Fortes geadas devem atingir o Estado (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Este evento climático não apenas marcará uma mudança drástica nas condições meteorológicas do país, mas também exigirá atenção especial da população para os impactos potenciais nas atividades cotidianas e na segurança.

Por Cleiton Zimer

No próximo fim de semana, uma intensa massa de ar frio de origem polar está prevista para afetar significativamente as temperaturas em várias regiões do Brasil, conforme indica a MetSul Meteorologia. Esta incursão de ar frio, descrita como a mais forte deste ano até o momento, começará a se fazer sentir principalmente no Sul do país, estendendo-se também a partes do Centro-Oeste, Sudeste e Norte, incluindo áreas de friagem no Acre, Rondônia e Sul do Amazonas.

A chegada deste ar polar, que tem sua trajetória continental do Sul do continente, é resultado de áreas de baixa pressão no Atlântico Sul, ao leste e nordeste das Malvinas, impulsionando o ar gelado em direção ao norte, alcançando latitudes médias e território brasileiro. Esse fenômeno climático promete derrubar as temperaturas de maneira acentuada, marcando a primeira incursão significativa de ar mais frio deste inverno no Brasil.

Atualmente, já se observam temperaturas baixas no Sul do Brasil, com mínimas registradas hoje pelo Instituto Nacional de Meteorologia, como 1,6ºC em Quaraí e Vacaria, 2,0ºC em Ausentes, e -0,5ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. No entanto, a expectativa é de um resfriamento ainda mais intenso a partir do sábado, quando se espera que o ar polar alcance seu pico de influência.

Na Serra Gaúcha e Aparados, as mínimas do domingo e da segunda, com as menores marcas previstas para o domingo, podem descer a -4ºC a -7ºC nas baixadas dos Campos de Cima da Serra e devem ficar entre -3ºC a 0ºC na maioria das localidades da Serra Gaúcha, com os menores registros em baixadas e fundos de vale.

Em Porto Alegre, as mínimas oficiais na estação do Jardim Botânico devem cair a 3ºC ou 4ºC no domingo e a 2ºC a 3ºC na segunda, entretanto em bairros mais ao Sul e Leste da cidade a temperatura pode cair a 0ºC ou -1ºC, o que deve se dar também em diferentes pontos da região metropolitana.

O frio intenso atinge quase todo o estado de Santa Catarina com marcas ao redor de 0ºC ou negativas em muitas cidades no começo do domingo e da segunda. Em baixadas do Planalto Sul, a temperatura pode despencar a valores de -5ºC a -7ºC.

No Paraná, marcas abaixo de zero são esperadas no Planalto de Palmas com as menores mínimas do Centro para o Sul do estado. Esfria bastante em Curitiba, mas sem mínimas extremas com marcas de 5ºC a 7ºC.

Espera-se ainda forte agitação marítima ao longo da costa gaúcha, com ondas que podem alcançar até 3 metros no sábado e domingo, resultando em condições de ressaca. Este evento climático não apenas marcará uma mudança drástica nas condições meteorológicas do país, mas também exigirá atenção especial da população para os impactos potenciais nas atividades cotidianas e na segurança.

Previsão para essa sexta-feira, sábado, domingo, segunda e terça-feira

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.