Notícias

Terroristas suicidas matam 30 pessoas na Nigéria

17/06/2019 - 15h46min

Pelo menos 30 pessoas morreram em um triplo ataque suicida na aldeia de Konduga, em Borno, no Nordeste da Nigéria , disseram autoridades nesta segunda-feira. Foi o maior atentado provocado por homens-bomba este ano no país africano. Até agora, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas a principal hipótese é que ele tenha sido orquestrado pelo grupo fundamentalista Boko Haram.

De acordo com o chefe da aldeia, Bulama Kalli, os terroristas suicidas se explodiram perto de um local onde moradores assistiam juntos a uma partida de futebol. Além dos 30 mortos, 42 pessoas ficaram feridas. Vários sobreviventes foram levados para hospitais de Maiduguri, capital de Borno, a 25 quilômetros de Konduga.

O Boko Haram considera o futebol não islâmico. Na Nigéria, mesmo entre as populações muçulmanas, as pessoas costumam assistir às partidas enquanto bebem cerveja.

Segundo Usman Kachalla, chefe de operações dos serviço de emergência da região, socorristas demoraram a chegar ao local da explosão e não estavam equipados adequadamente para lidar com a quantidade de feridos.

— A falta de um centro de saúde apropriado para uma situação de emergência tão grande e o atraso na obtenção da credencial de segurança que nos permite sair de Maiduguri levou ao alto número de mortes — disse.

Konduga tem sido alvo frequente de ataques suicidas ligados a uma facção do Boko Haram, fiel ao antigo líder Abubakar Shekau. O grupo costuma realizar atentados contra alvos civis como mesquitas, mercados e pontos de ônibus, não raras vezes utilizando mulheres e meninas como atacantes.

Ao longo de dez anos, a insurgência do grupo deixou mais de 30 mil mortos e deslocou milhões de civis do Nordeste da Nigéria. A violência se espalhou para os vizinhos Níger, Chade e Camarões, levando à formação de uma coalizão militar regional para combater o grupo.

Fonte: O Globo

Copyright© 2020 - Grupo o Diário