Conecte-se conosco

Notícias

Tomografias não apontam sinais de aneurisma e Gilnei já apresenta melhoras

03/02/2026 - 15h38min

Gilnei foi internado na manhã de segunda-feira, mas teve melhoras graduais nas últimas horas.

Por Cleiton Zimer 

O prefeito de Santa Maria do Herval, Gilnei Capeletti, conhecido como Chilo, apresentou melhora no quadro clínico ao longo da tarde desta terça-feira (3). As informações foram repassadas pela esposa, Márcia Fenner.

Segundo Márcia, o prefeito está com menos dor, teve a morfina suspensa e passou a utilizar uma medicação mais leve. Ela relatou ainda que ele está conversando mais e demonstrando melhor disposição, inclusive sorrindo.

De acordo com a esposa, a tomografia realizada durante a madrugada — a segunda desde o início do atendimento, sendo a primeira feita em Sapiranga e a outra já na PUC, em Porto Alegre — não apontou sinais que caracterizem um aneurisma. Apesar disso, a equipe médica optou por seguir com a investigação para ter total segurança no diagnóstico.

Nesta terça-feira, às 18h, Chilo realizará um exame chamado arteriografia. Conforme explicado pela família, o procedimento servirá para confirmar de forma definitiva se a causa do sangramento foi ou não um aneurisma. Caso essa hipótese seja descartada, os médicos irão investigar a origem do sangue identificado no cérebro.

Ainda segundo Márcia, o médico informou que, se fosse um aneurisma, a quantidade de sangue seria muito maior e o quadro teria sido mais grave, possivelmente exigindo cirurgia imediata. No caso atual, trata-se de um sangramento existente, porém em volume considerado pequeno.

Se o exame desta noite descartar aneurisma, o tratamento deverá seguir apenas com medicação, sem necessidade de cirurgia. O prefeito permanecerá internado por alguns dias para acompanhamento e tratamento do problema identificado.

Márcia informou ainda que ela e familiares retornarão ao hospital novamente na manhã desta quarta-feira, quando devem receber novas orientações da equipe médica – e também fazer uma espécie de curso para poder ficar mais tempo com Gilnei na UTI.

O que aconteceu

Na manhã de segunda-feira (2), o prefeito passou mal ao acordar, com dor intensa na nuca, chegou a gritar de dor e não conseguiu caminhar. Ele foi encaminhado para atendimento em Sapiranga, onde foi internado na ala vermelha. Exames apontaram um sangramento na cabeça. Diante da necessidade de uma avaliação mais detalhada, foi definida a transferência em UTI móvel para a PUC, em Porto Alegre, onde permanece internado para acompanhamento especializado e realização de exames mais conclusivos.

Gilnei estava de férias desde o dia 20 de janeiro, com retorno previsto para o próximo dia 8.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.