Conecte-se conosco

Notícias

Transplante garante recomeço e completa 20 anos

09/09/2021 - 10h12min

Atualizada em 09/09/2021 - 15h33min

* por Fábio Radke 

Dois Irmãos – A moradora do bairro União, Terezinha Ramos Soligo, de 74 anos, anualmente, comemora uma data especial que mudou para sempre o destino da costureira e ex-catequista. O dia de hoje, 9 de setembro, é tratado como um segundo aniversário de nascimento. A data marca os exatos 20 anos de um recomeço a partir de um transplante de fígado no ano de 2001, no Hospital da Santa Casa, em Porto Alegre. Graças a um doador de órgãos e sua família, bem como o profissionalismo dos médicos, o procedimento assegurou o trunfo sobre uma cirrose hepática, doença que comprometia o funcionamento do órgão. “Ao longo de oito anos não descobriam o que eu tinha e até tinha uma cirurgia de varizes marcada em Porto Alegre. E foi aqui em Dois Irmãos, no Postão, que identificaram em questão de dois dias que não era problemas de varizes, mas sim uma cirrose hepática”, recorda.

O caso da costureira foi encaminhado para um médico especialista em Novo Hamburgo e, posteriormente, começou o tratamento na Capital Gaúcha, na Santa Casa. “Sempre tive muita vontade de viver. Agradeço à Deus, a todos que doaram sangue quando precisava e a família desse doador de órgãos. Hoje, levo uma vida normal. Eu ainda tenho que tomar medicamentos, cuidar da alimentação e não consumir nada que contenha álcool”, explica.

A comemoração, com direito a bolo e ao lado da família, será na sexta-feira (10), um dia após o aniversário da cirurgia, em razão de uma consulta ao oftalmologista agendada para hoje. Terezinha é casada com João Soligo, 57, possui 5 filhos, 7 netos e um bisneto. No dia 14 de outubro, ela completa seus 75 anos. Uma de suas paixões continua sendo a costura, trabalho minucioso que desempenha em um dos cômodos da casa.

Conscientização

No Brasil, a campanha Setembro Verde é promovida durante o mês todo e quer sensibilizar as pessoas para a doação de órgãos e tecidos. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mais de 43 mil brasileiros precisam de um transplante de órgão e, com a pandemia da Covid-19, o número de doadores diminuiu. No Brasil, de cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado. Para ser um doador é preciso comunicar à família, pois somente os parentes podem autorizar a doação. O Dia Nacional de Doação de Órgãos é celebrado em 27 de setembro. A data foi instituída pela Lei nº 11.584/2.007, como forma de fomentar a discussão e compreensão do tema.

Terezinha Ramos Soligo, de 74 anos, vive hoje uma rotina normal depois de receber um transplante de fígado em 2001

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.