Notícias
Tsunami atinge Indonésia depois de terremoto de 7.5
Um terremoto com magnitude de 7,5 na escala de Richter sacudiu a Indonésia, nesta sexta-feira. O abalo foi seguido de um tsunami, conforme confirmou o porta-voz da agência de emergências indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, citado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press. Donggala e Palu são as duas principais cidades afectadas.
O tremor de terra fez colapsar “vários edifícios”, escreve a Reuters. Há vários desaparecidos. As comunicações foram interrompidas e não há luz elétrica. As operações de busca e salvamento prosseguem. O aeroporto de Palu está fechado.
De acordo com a informação disponibilizada pelos Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o abalo foi sentido na zona de Donggala, na Ilha Celebes, pelas 17h locais (11h em Lisboa), e foi seguido por várias réplicas de menor intensidade. O epicentro situa-se a dez quilómetros de profundidade.
Este abalo foi antecedido de um outro, de magnitude 5,9, que matou uma pessoa e feriu pelo menos dez na zona de Donggala.
Inicialmente a agência de meteorologia local lançou um alerta de tsunami, que viria a retirar antes mesmo de se produzir.
Vivem mais de 600 mil pessoas em Donggala e Palu, as duas zonas afectadas pelo sismo.
URGENTE | Tsunami atingiu há pouco a cidade indonesia de Palu após violento terremoto de magnitude 7,5. pic.twitter.com/g3Czj0vuPd
— MetSul.com (@metsul) September 28, 2018