Notícias
Um planejamento bem construído que rendeu 44 anos de história em Dois Irmãos
Por Hermes Reich
“Lembro até hoje quando abri as portas da loja pela primeira vez, só tinha essa rua aqui…”
Com o DNA de empreendedora e o espírito de solidariedade, Dona Leony Fleck, de 83 anos de idade, marcou seu nome em Dois Irmãos como uma mulher de fibra e astuta no mundo dos negócios, além de um coração bondoso e empatia que, por muitos anos, fizeram a diferença na vida de várias pessoas.
“Naquela época eu fazia injeção contra o tifo. Levantava de madrugada no inverno para ir nas casas das pessoas”, conta Leony lembrando com carinho do pai que lhe ensinara a fazer as injeções. “Eu aprendi essa técnica aos 15 anos de idade. Estava ajudando quem mais precisava.”
Sobre o período que passou aplicando as injeções, Leony explica que as pessoas recebiam a medicação do médico, porém não tinha quem a aplicasse. As injeções precisavam ser feitas no hospital porque não existia uma farmácia na cidade. Ela também relata que nessa época seu pai realizava o trabalho de dentista e a sua mãe da agricultura, nas terras da família no interior.
O começo
Não por acaso, a loja de roupas Leony Fleck & Cia. Ltda., localizada na esquina da Av. São Miguel com a Travessa Dr. Mário Sperb, nº 830, no Centro da cidade, solidificou a bela história de caridade e conquistas, contribuindo para que ao longo desses anos a marca Fleck se fizesse presente na vida da comunidade local e de moradores da região.
“Lembro até hoje quando abri as portas da loja pela primeira vez, só tinha essa rua aqui. A expectativa de vendas era muito boa, pois nós éramos bem conhecidos na cidade. Desde criança eu sempre desejei ser comerciante”, recorda a simpática Leony.
A loja iniciou suas atividades há 44 anos, mais precisamente no dia 6 de maio de 1978. Começou com a venda de relógios e depois migrou para o ramo do vestuário, segmento que comercializa até os dias de hoje. Desde então mantém o ponto confirmando a confiança do proprietário do imóvel. “Já parece a minha casa, brinca a alegre comerciante.”
De olho no mercado
Dona Leony sempre foi prudente nas suas decisões. Ajudava o pai nos negócios, o que considera um grande aprendizado. Em 2022, por exemplo, teve todo cuidado com os investimentos. Quando começou o ano percebeu que seria de dificuldades.
“A eleição e a copa do mundo influenciaram nas vendas, além dos aumentos dos produtos em geral. Eu sempre cuido nesse ponto, também olho as notícias na televisão e leio jornal.”
Mesmo tendo constatado os aspectos que provocaram a balança desfavorável no comércio, Leony acredita que a chegada do Natal e a cidade toda decorada, a tendência é um aumento das vendas.
A confiança conta
Embora seja um hábito pensar que a busca da vitória é uma característica particularmente solitária, não se pode esquecer o quanto isso também depende do trabalho em parceria. Dona Leony Fleck ressalta que a confiança leva à colaboração, e o resultado disso é o sucesso.
Quando percebeu que estava pronta para começar seu negócio, Leony propôs ao cunhado Theofilo entrar de sócio – Ele que também era sócio do Curtume Bender Schuck, em Estância Velha.
Na época, o afilhado Leonardo (filho de Theofilo) também trabalhou na loja. Passado um tempo, Leony decide comprar a parte do cunhado.
O empreendimento seguiu com a ajuda do esposo e da filha Guisela, mas com Leony sempre à frente no comando da loja. Após o falecimento do marido, em 1989, a loja passou a contar com a ajuda da filha Marlisa e de funcionários. Hoje, Leony não tem mais sócios, conta apenas com a colaboração da filha.
Leony Fleck, que é natural de Dois Irmãos, é viúva e mãe de quatro filhos: Marlisa, de 60 anos; Guisela, de 59 anos; Adroaldo, de 56 anos; e Dirceu, de 55 anos. Iniciou no empreendedorismo com a venda de relógios e depois passou para o ramo do vestuário e segue até os dias de hoje.