Notícias
Uma breve homenagem ao Yannes; imagem de 21 anos atrás

*Coluna Começo de Conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
YANNES
Para fechar a semana, não queria deixar em branco o falecimento do nosso amigo Yannes. Flávio Müller era nosso assinante e leitor há muitas décadas. Conheci-o em 1999 no União e também na Câmara, quando se elegeu presidente para o ano 2000, recebendo o cargo do Padeiro Stoffel. Sem dúvida uma grande perda, uma notícia inesperada que impactou a nós todos, até porque, era muito atuante no União, no partido e em outros setores da sociedade. Ele era político, foi vereador, presidente da Câmara e chefe de Gabinete, mas duvido encontrar alguém que tivesse qualquer “ai” para dizer dele, fato raro, ainda mais em tempos atuais de divisão política no país. Até na oposição sempre recebia elogios!
AMIGOS
Como homenagem póstuma, esta foto que já publicamos aqui estes dias. Eu mesmo fotografei os vereadores em dezembro de 2000, na última sessão daquele ano, a última sessão de Yannes como presidente. Foi uma janta de confraternização lá no Tonho do Vale Verde, para encerrar os trabalhos do Legislativo. Naquele ano, Yannes conduziu os trabalhos na Câmara, foi reeleito e no ano seguinte se licenciou do Legislativo, dando espaço para a também saudosa Dulce Lottermann. Em 2001, Yannes assumiu como chefe de Gabinete do então prefeito Juarez Stein.
Na imagem, Yannes estava de camisa azul segurando a bandeira do lado esquerdo, ao lado dos demais vereadores Veronez, Décio, Romeo, Remi, Rambo e Padeiro. Não estavam na foto os então vereadores Leonel e Tânia, além do então assessor jurídico da casa, Zamboni, por motivos óbvios. Ou seja, colorados, pelo menos Leonel e Zamboni!
RÁPIDAS
– Aquele mandato de 1997 a 2000 era um dos mais polêmicos da história de Dois Irmãos. Inclusive eu escrevia a coluna Pérolas da Câmara de tanta coisa que aparecia. Mas, tinha algo raro: terminava a sessão, todos conversavam como amigos e até se reuniam juntos, independente do partido ou da polêmica. E, em parte, o próprio Yannes ajudava a construir esta relação amistosa e amigável dos edis. É claro, todos os nove merecem este elogio.
– As sessões na Câmara voltam em fevereiro.
– Será que vão deixar passar o Carnaval para fechar tudo de novo? Alô Leite!
– Você viu o que a mesa da Assembleia fez? Aumento de 120% na verba de Gabinete
– O que o número 14233221 tem de curioso? Eu falo segunda!
– Ufa, que chuva abençoada, não é só pela plantação, a gente pensa até na água de beber nestas horas…
– E aí, você leu a matéria do Nilson “Pixuíra”, o ‘micro-produtor’? Bem legal!
– A mensagem positiva do dia: “O problema de fazer favores o tempo todo é que quando você deixar de fazer, vão dizer que você é ruim”, de autor desconhecido. Ótimo ‘findi’ e ótimo 22 a todos!